Parque de Exposições de Realeza deverá abrigar Unidade de Medicina Veterinária da UFFS

Publicado em: 18 de novembro de 2015 08h11min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

Os atendimentos a animais domésticos e silvestres serão interrompidos na antiga Unidade de Medicina Veterinária (UMV), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, atualmente denominada Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU). A paralisação dos atendimentos e serviços externos inicia no dia 1º de dezembro de 2015. As atividades deverão ser retomadas a partir do mês de janeiro de 2016 em novo local, no Parque de Exposições Municipal de Realeza.

Atualmente, a SUHVU está instalada em um prédio cedido em regime de comodato pela Prefeitura de Realeza, localizado no Bairro Nova Primavera, ao lado da área do Campus. A mudança para o Parque de Exposições é em razão do término da vigência do comodato e da necessidade de uso do espaço para outra finalidade. A previsão era que as obras da primeira fase do Hospital Veterinário fossem finalizadas nesse período, o que não ocorreu devido a restrições orçamentárias.

Com a necessidade de manutenção das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas na SUHVU, a alternativa encontrada foi a mudança provisória para o Parque de Exposições Municipal. A adequação do espaço está sendo providenciada pela Superintendência da SUHVU, em conjunto com a Direção do Campus Realeza. "Nossa Assessoria de Infraestrutura já iniciou o levantamento para a adequação do local e estamos providenciando os recursos necessários para isso. Nosso objetivo é promover os ajustes o mais rápido possível para minimizar qualquer impacto de atendimento à comunidade acadêmica e regional", salientou o diretor do Campus Realeza, professor Antonio Marcos Myskiw.

O superintendente da SUHVU, professor Gentil Ferreira Gonçalves, fala sobre a interrupção dos atendimentos: "A finalização das atividades de aulas práticas na SUHVU deve se dar no máximo até 30 de novembro. As atividades de Pesquisa e Extensão, assim como atendimentos, exames e cirurgias também serão interrompidos a partir dessa data. Acreditamos que até o início de janeiro a mudança seja finalizada. Porém, a UFFS estará em período de férias acadêmicas, sendo assim a normalização na oferta de consultas, cirurgias e exames deverá ocorrer ao final de janeiro".

Sobre o atendimento no Parque de Exposições

A estrutura adaptada no Parque de Exposições Municipal de Realeza para receber a SUHVU permitirá a realização dos mesmos procedimentos ofertados, como exames laboratoriais, procedimentos por imagem, anestésicos e cirúrgicos, pois são partes de projetos de Extensão, que vism o atendimento à comunidade.

O superintendente da SUHVU detalhou como serão feitos os atendimentos: "As manhãs são reservadas ao pronto atendimento, ou seja, os animais chegam com seus tutores e são atendidos por ordem de chegada em um número máximo de cinco casos por manhã. À tarde, são feitos os atendimentos agendados, e de especialidades, tais como oftalmologia, neurologia, cardiologia, dermatologia, obstetrícia, ortopedia, entre outras. Os casos de emergências são avaliados pelo médico veterinário responsável e encaminhados segundo a gravidade. As cirurgias e os exames que demandem anestesia serão agendados, assim como os retornos e reconsultas", comentou Gonçalves.

Ainda de acordo com Gonçalves, o atendimento provisório no Parque de Exposições deve ter duração de até dez meses. "A perspectiva é que entre os meses de outubro ou novembro de 2016 as obras da primeira fase do Hospital Veterinário sejam entregues, para que se faça a instalação da SUHVU de forma definitiva na sede do Campus Realeza", explicou.

Criação da Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU)

A partir de julho deste ano, a Unidade de Medicina Veterinária (UMV) passou a ser denominada Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU). Com o crescimento dos serviços e a caracterização de unidade de saúde veterinária, foi criada a SUHVU, o que permite a adequação dos fluxos internos, assim como a documentação externa junto aos órgãos reguladores: Conselho Regional de Medicina Veterinária e Vigilância Sanitária.

A ampliação, definida pela Reitoria da UFFS, Direção de Campus e a Direção da UMV, caracteriza a função da SUHVU como um Hospital Escola. "Essa nova denominação deixa bem claro que se trata de uma Unidade Hospitalar, que trata e cuida da saúde animal e possui uma função primordial de ser uma escola de nível superior, com vistas aos três pilares da educação superior no Brasil: Ensino, Pesquisa e Extensão", enfatizou Gonçalves.