Parceria entre UFFS e Universidades portuguesas viabiliza criação de mapa turístico-literário
O mapa apresenta 10 pontos turísticos diferentes, nos quais padre Antônio Vieira proferiu seus sermões quando esteve em Lisboa, em Portugal

Publicado em: 15 de março de 2018 13h03min / Atualizado em: 15 de março de 2018 17h03min

Visitar novos lugares é mais do que fazer aquela selfie perfeita para registrar o momento, mas também conhecer mais sobre a cultura e a história do lugar. É com essa intenção que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza e entidades ligadas à Universidade de Lisboa e à Universidade Aberta de Portugal estabeleceram uma parceria para a produção de um mapa turístico-literário, que apresenta trechos de sermões proferidos pelo escritor barroco, padre Antônio Vieira.

O mapa apresenta 10 pontos turísticos diferentes, nos quais o padre Antônio Vieira proferiu seus sermões quando esteve em Lisboa, em Portugal, nos anos de 1641 a 1652, após a restauração da independência portuguesa; em 1655, quando realizou várias missões diplomáticas pela Europa; e entre 1661 e 1665, antes de ter sido acusado de herege, ter sido preso e ter se defendido diante do Tribunal do Santo Ofício. Cada ponto turístico marcado no mapa apresenta um trecho da obra do escritor.

Mapa apresenta trechos de sermões proferidos pelo escritor barroco padre Antônio Vieira (Ariel Tavares/UFFS)

O projeto do mapa é mais um desdobramento da pesquisa do professor Saulo Gomes Thimóteo "A lógica arquitetônica nos sermões do padre António Vieira", que busca decifrar as estratégias retóricas do escritor barroco. Além do mapa, os sermões foram transformados em histórias em quadrinhos (HQs), produzidas com a participação dos acadêmicos do curso de Letras Alexandre Santin, Cláudia Letícia Pivetti de Carli, Eduarda Artini, Pamela Tais Clein e Viviane Betiol.

"Ao realizar uma capacitação em Lisboa, onde faria entrevistas e coletaria bibliografia sobre a retórica vieiriana, acrescentei ao trabalho esse projeto in loco. Seria uma forma, também, de resgatar a atmosfera do século XVII, visitando as igrejas e locais nos quais o autor estudou, andou e atuou. Além disso, é uma forma de dar a conhecer a outras pessoas, por meio de um material interativo, aquilo que a academia produz e pesquisa", destacou Thimóteo.

Para ilustrar o mapa, foram escolhidos trechos de 10 sermões, dos quase 70 escritos quando Vieira esteve em Lisboa. Os sermões fazem referência a santos como Santo Agostinho, Santa Teresa, São Pedro, Santo Inácio e Nossa Senhora. Mas também tratam de assuntos históricos, políticos, espirituais, sociais e humanos. Um exemplo é o Sermão do Bom Ladrão, um dos mais famosos de padre Antônio Vieira, que também foi adaptado para a linguagem das histórias em quadrinhos, podendo ser acessado pelo blog do projeto de pesquisa: vieiranaveia.blogspot.com.br.

O mapa e as HQs foram apresentados aos professores e investigadores ligados ao Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre eles o professor José Eduardo Franco - um dos diretores do Centro e um dos coordenadores da edição das obras completas do padre Antônio Vieira, publicadas em 2014 - e aos integrantes da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), entidade ligada à Universidade Aberta de Portugal. Hoje, ambas as instituições são parceiras do projeto do mapa turístico-literário.

"Fizemos contato com a Agência Lisboa Autêntica - uma empresa que organiza passeios turísticos e caminhadas por Lisboa - que começará algumas ações para viabilizar uma impressão 'piloto', verificando, assim, o interesse dos turistas pela proposta. Além disso, as igrejas e o Panteão Nacional já demonstraram interesse em auxiliar na divulgação da proposta. A previsão é de que o mapa esteja disponível a partir de abril ou maio. A distribuição, a princípio, será nas igrejas e monumentos integrantes, de modo que, quem visitar uma das igrejas, descubra o caminho para visitar as demais", explicou Thimóteo.

Foram escolhidos trechos de 10 sermões, dos quase 70 elaborados quando Vieira esteve em Lisboa (Divulgação)

Mapa apresenta 10 pontos turísticos diferentes na capital portuguesa (Divulgação)