Livro sobre Alimentação Escolar traz pesquisas de docentes da UFFS

Publicado em: 18 de fevereiro de 2016 08h02min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

Com a proposta de registrar a trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sua compreensão, seus dilemas e desafios, foi elaborado o livro "Alimentação Escolar: construindo interfaces entre saúde, educação e desenvolvimento", organizado pelas professoras Rozane Marcia Triches (UFFS – Campus Realeza) e Carla Rosane Paz Arruda Teo (Unochapecó).

Publicado pela Editora Argos (Unochapecó), o livro reúne estudos de docentes da UFFS, de outras instituições de ensino superior do país, assim como de pesquisadores internacionais. De acordo com uma das organizadoras, professora Rozane Marcia Triches, a obra busca preencher uma lacuna na área da alimentação escolar, abordando diferentes facetas.

"A obra veio para enfatizar a importância do PNAE no Brasil no que tange à saúde dos escolares ao oferecer refeições de qualidade, à educação, no sentido de oportunizar o direito dos escolares ao ato pedagógico, e ao fomento do desenvolvimento regional, viabilizando compras diretas de agricultores familiares", destaca Triches.

Nesse sentindo, a obra foi dividida em três partes, focando a alimentação escolar no eixo do desenvolvimento, da saúde e educação, além de aspectos da qualidade alimentar. No primeiro eixo a discussão é voltada às compras públicas de alimentos e à relação com o desenvolvimento rural sustentável no Brasil e no exterior. Na sequência, é abordado o papel da alimentação escolar para a promoção da saúde. A finalização enfatiza a qualidade da alimentação servida, que deve vir ao encontro do direito humano à alimentação adequada, oportunizando e construindo bons hábitos alimentares.

A obra "Alimentação Escolar: construindo interfaces entre saúde, educação e desenvolvimento" ficará disponível na Biblioteca do Campus Realeza e do Campus Laranjeiras do Sul.