Lançamento de livro marca encerramento da 2ª Semana Acadêmica de Letras em Realeza

Publicado em: 24 de outubro de 2012 10h10min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 09h04min

Foi encerrada na noite desta terça-feira (23) a 2ª Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Entre as atividades desse último dia, estavam a aula magna sobre a disciplina de língua portuguesa na atualidade e o lançamento do livro “A análise dialógica dos gêneros do discurso e os estudos de letramento: glossário para leitores iniciantes”. Os participantes do evento receberam gratuitamente um exemplar da obra, de autoria das professoras Ana Paula K. da Silveira (IFSC), Nívea Rohling da Silva (UFFS) e Rosângela Rodrigues (UFSC).

O livro é resultado de um ano de pesquisa desenvolvida pelas professoras no Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os exemplares da obra foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “O estudo do letramento é bem contemporâneo, então buscamos fazer uma abordagem diferenciada, criando um livro glossário, em que as pessoas irão encontrar explicações teóricas sobre conceitos, mas além disso tentamos exemplificar essa abordagem”, detalha Nívea.

Convidada para ministrar a aula magna do curso de Letras, a professora Rosângela Rodrigues além de falar sobre a produção do livro, buscou abordar a disciplina de língua portuguesa na atualidade, partindo da gramática conceitual à prática da linguagem. “Hoje a disciplina é pensada para contribuir no desenvolvimento das competência de leitura e escrita, assim como a oralidade. Nesse aspecto, é importante que o graduando conheça as teorias sobre a linguagem e, em um segundo momento, a construção histórica da disciplina na escola, com isso ele consegue se inserir melhor dentro da sala de aula”, enfatiza.