Evento promove socialização de experiências de estágio no Campus Realeza

Publicado em: 12 de dezembro de 2014 16h12min / Atualizado em: 06 de março de 2017 17h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está promovendo a primeira Rodas Formativas dos Estágios, um evento para estudantes e professores compartilharem experiências e saberes vividos durante os Estágios Curriculares Supervisionados realizados nos cursos de licenciatura. A abertura aconteceu na noite desta quinta-feira (11), sendo o encerramento nesta sexta-feira (12). O evento é organizado pelo Setor de Estágios, em conjunto com professores do Campus Realeza.

A partir do tema “A Potencialidade dos Estágios Supervisionados na Formação dos Professores”, o evento foi formatado para trazer reflexões oriundas do estágio curricular – momento em que estudantes abordam a experiência de estar em sala de aula –, com mostra de materiais didáticos e mostra fotográfica.

A abertura do evento contou com o professor Lúcio Ely Ribeiro Silvério, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para ministrar a palestra “Potencialidade dos Estágios na Formação Acadêmico-Profissional de Professores”. O palestrante tem experiência na área de Ensino de Biologia e Ciências, com ênfase em formação de professores, metodologia de ensino e didática, atuando principalmente em pesquisas relacionadas à prática como componente curricular, estágio curricular supervisionado e metodologia de ensino de Biologia.

O professor do Campus Realeza, Jackson Luis Cacciamani, representante da comissão organizadora do evento, comentou que as rodas formativas promovem a socialização das vivências dos estágios na educação básica, articulada com a Universidade. “A ideia de partilhar experiências é apostar num trabalho que é construído de maneira coletiva e cooperativa, unindo universidade e escolas. O evento dá a oportunidade para discutir e problematizar a respeito da docência, independente da área de conhecimento”, explicou.

Também integrante da organização do evento, a técnica em assuntos educacionais e responsável pelo Setor de Estágios, Izabel Ronsoni Gilioli, defendeu que o evento deve ser realizado anualmente. “Os estágios acontecem duas vezes por ano. Cada curso de licenciatura compartilha as experiências de estágio em eventos próprios, mas nosso objetivo com as Rodas Formativas é unir todas essas vivências em um só momento. Isso promove a interdisciplinaridade entre os cursos de licenciatura que temos no Campus Realeza, que são Letras, Ciências Biológicas, Química e Física”, salientou.

Para a acadêmica da 10ª fase de Ciências Biológicas, Jéssica Pauletti, a proposta do evento foi muito interessante, já que o objetivo é compartilhar saberes. “Estamos lendo trabalhos de outros colegas não só do curso de Ciências Biológicas e depois teremos uma roda de conversa com todos. Isso é mais uma oportunidade de crescer em termos de formação acadêmica”, explicou.