Encontro Paranaense de Astronomia será realizado em Realeza

Publicado em: 04 de junho de 2014 17h06min / Atualizado em: 15 de março de 2017 13h03min

De 20 a 22 de junho, Realeza será a casa do 11º Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST). O evento conta com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, sendo organizado pelo Clube Astrônomo Real Clube de Astronomia e Astronáutica Amadora (ARCAA), formado por professores, acadêmicos, técnico-administrativos em educação da UFFS. Na programação, o encontro traz palestras, minicursos, observação noturna do céu, exposições de meteoritos e muito mais.

O primeiro dia de atividades está reservado para as palestras, que serão realizadas na Casa da Cultura de Realeza. Entre os temas abordados, estão curiosidades no Sistema Solar, estudo da atividade do Sol e observação de manchas solares, lixo espacial, aspectos da astronomia amadora e Sistemas de Contagem de Tempo baseados na Astronomia.

Na manhã do dia 21 de junho, estão programados três minicursos: “De Newton à Lua: Teorias práticas na construção e modelagens de foguetes experimentais”; “Construção de um receptor de ondas de rádio – Rádio Galena”; e “Classificação e Identificação de Meteoritos”. Também serão ofertadas as oficinas “Sequência didática para o ensino de astronomia” e “Introdução ao estudo do espectro”. Os minicursos e as oficinas serão ministradas na UFFS – Campus Realeza.

Inscrições

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 13 de junho, pelo site www.epast.com.br. O custo é R$ 25,00, sendo que estudantes têm desconto de R$ 5,00. Quem necessitar de alojamento pode informar no ato da inscrição. O alojamento será gratuito e será na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, localizada na Rua José de Alencar, nº 3671. Colchão, cobertor e demais utensílios de higiene pessoal é de total responsabilidade do participante.

20 de junho (sexta-feira) – Casa da Cultura de Realeza

08h30 Credenciamento e entrega do material – Casa da Cultura

09h Abertura do 11º EPAST

10h45 Palestra de abertura: “Um Olhar para o Céu” - Professor Maico Zorzan – CAEH

12h Almoço

13h30 Palestra: “Curiosidades no Sistema Solar: uma fascinante jornada” - Professor Dr. Ricardo Francisco Pereira (UEM) – Grupo Centauro

14h40 Palestra: “Estudo da atividade do Sol e observação de manchas solares” - Professora Dra. Tina Andreolla (UTFPR) – GEASTRO

15h50 Coffee Break

16h15 Palestra com o Geógrafo Ms Maurício Kaczmarech – SPCA/UEPG. Tema Geral: Lixo espacial

17h30 “Sistemas de Contagem de Tempo baseados na Astronomia – Calendários” - Prof. Dr. Bertoldo Schneider – CAUTEC, UTFPR

18h30 Intervalo para descanso

20h ASTROFESTA

21 de junho (sábado)

08h30 Minicursos e oficinas – Local: UFFS – Campus Realeza

10h Intervalo

10h30 Continuação dos minicursos e oficinas

12h Almoço

Casa da Cultura de Realeza

13h30 Palestra “Planetas Extrassolares: breve estudo com ênfase astrobiológica” - Professor Wilson Guerra – GCAA Maringá/CAEH

14h45 “Da Lua para Marte, um passeio com os jipes espaciais” - Rafael Elétrico – Doutorando em Engenharia Aeroespacial do ITA – CASP/CAEH/GCAA – Maringá

16h Coffee Break, exposição de materiais e votação do Concurso de Astrofotografia

17h Palestra: “Buracos Negros” - Professor Dr. Paulo Camargo Filho (UFFS)

18h15 Palestra com o Geólogo Rodrigo Sato – SpaceRocks Meteoritos. Tema Geral: Meteoritos

19h30 Coffee Break

20h “Astronomia Indígena no ensino de Ciências” – Professor Germano B. Afonso;

21h30 Atividade Cultural

22 de Junho (Domingo) – Casa da Cultura de Realeza

08h30 Entrega da Premiação do 10º Concurso Paranaense de Astrofotografia

09h Mesa Redonda – “Difusão da astronomia e os meios de comunicação”