Educação inclusiva é tema de debate em evento da UFFS - Campus Realeza

Publicado em: 23 de novembro de 2015 08h11min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

No último sábado (21), iniciaram os debates da 2ª Edição do evento "Rodas Formativas dos Estágios", promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O tema de abertura foi o debate acerca das experiências da educação inclusiva de professores, diretores e intérpretes de Libras ao lidarem com pessoas com deficiências, a superação e os desafios encontrados no processo de ensinar.

A escolha do tema surgiu de uma inquietação dos acadêmicos do curso de Letras da UFFS, mas que também permeava estudantes dos outros cursos de licenciatura. "Queremos oportunizar o debate para que os acadêmicos tenham um melhor preparo para lidar com a questão da inclusão em sala de aula. Para isso, convidamos profissionais que estão desenvolvendo trabalhos nessa área", explica a professora Naiane Carolina Menta, integrante da comissão organizadora do evento.

Foram convidados para as rodas de conversas a diretora da Escola Municipal Universidade da Criança, de Realeza, professora Rosana Socovsk da Gama, o membro da Associação dos amigos dos Autistas de Francisco Beltrão, professor André Paulo Castanha, as intérpretes de Libras, professoras Eliz Regina Gomes e Katia Fernanda Pozzamai, e o estudante de Pedagogia da Famper, Jeferson  Borchat, que é surdo.

Para o dia 28 de novembro, a partir das 14 horas, serão feitas as apresentações de trabalhos. Ao todo, foram inscritos 45 resumos, os quais serão debatidos em rodas de conversas. Ainda serão expostos 16 trabalhos fotográficos e três materiais didáticos.

O evento Rodas Formativas dos Estágios é organizado pelo Setor de Estágios, Setor de Acessibilidade e Coordenações de Estágios dos cursos de licenciatura do Campus Realeza.