Cursos de Letras, Pedagogia e Administração Pública do Campus Realeza promovem Semana Acadêmica
Evento tem como temática “Diversidade, Educação Pública e Direitos Humanos” e será realizado de 7 a 11 de novembro.

Publicado em: 25 de outubro de 2022 15h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2022 13h10min

De 7 a 11 de novembro, será realizada a I Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Letras, Pedagogia e Administração Pública do Campus Realeza. Com a temática “Diversidade, Educação Pública e Direitos Humanos”, o evento traz palestras, oficinas e apresentações culturais para refletir sobre o atual contexto sócio-histórico, compreendendo o papel da Universidade Pública e do envolvimento dos três cursos de graduação na construção de uma sociedade diversa, inclusiva e justa.

As inscrições para participar do evento são gratuitas e devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/ParticipeSemanALPE-UFFS-2022. Os interessados têm até o dia 7 de novembro para confirmar a participação.

A abertura do evento, no dia 7 de novembro, contará com a palestra “Inclusão e Direitos Humanos”, proferida pela professora Ione da Silva Jovino (UEPG). Também serão realizadas mesas de debate intituladas “Café com memória: olhares cruzados”, organizadas pelos professores da UFFS Antonio Marcos Myskiw e José Oto Konzen, e “Direitos e suporte no contexto educacional do autista”, com o professor da UFFS Tiago da Costa, ambas no dia 8 de novembro.

A última mesa de debate será no dia 11 de novembro, com a temática “Diversidade, Educação e Direitos Humanos”, os convidados para o encontro são egressos do curso de especialização em Direitos Humanos da UFFS Campus Realeza. Os palestrantes Eleandro de Morais Vieira, Maikel Douglas Florintino e Wellen Pereira Augusto falaram sobre movimentos sociais do campo e povos indígenas na região Sudoeste do Paraná, as ocupações das escolas secundaristas em 2016 e a eclosão do fascismo em nossa sociedade.

Apresentações culturais

O evento conta ainda com atividades artístico-culturais, a primeira delas no dia 8 de novembro com apresentações da Oficina de música do Centro Juvenil de Realeza. Para o dia 9 de novembro, estão confirmadas as apresentações do Grupo do Coral – Araucária da Prefeitura de Realeza, do Coletivo Digressão Cênica (UNIOESTE/Cascavel) e as exposições do Projeto Bioaquarela e "Despetalada”, de Cláudia Mallmann, além de outras atividades. Nesse dia também ocorrerá uma apresentação de atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos Letras, Pedagogia e Administração Pública.

Cartas pedagógicas e rodas de conversa

Outra proposta da I Semana Acadêmica Integrada é um convite à comunidade acadêmica e regional para a elaboração de cartas pedagógicas sobre a temática “Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos”. A intenção é apresentar relatos de como esses temas são interpretados e compreendidos socialmente, sua relevância para constituição pessoal e profissional, bem como partilhar experiências a respeito dessas questões.

Os interessados têm até o dia 28 de novembro para enviar contribuições. As cartas devem ser enviadas para o e-mail semanaintegradaalpe.uffs@gmail.com. A apresentação das cartas pedagógicas está programada para o dia 10 de novembro.

Programação geral

07/11 – Noite de abertura - Auditório do Bloco A

19h às 19h30: credenciamento

19h30 às 20h: cerimônia oficial de abertura

20h às 22h30: conferência de abertura com a professora Ione da Silva Jovino (UEPG) sobre o tema “Inclusão e Direitos Humanos”

08/11 – Noite de minicursos e mesas de debate simultâneas

19h00 às 20h00 – Apresentações Artístico-Culturais – Auditório do Bloco A

- Oficina de música do Centro Juvenil de Realeza-PR;

20h às 22h30

Minicurso 1: Diversidade, direitos e preconceito linguístico (organizadores: Christiane Maria Nunes de Souza, Clóvis Alencar Butzge e Sabrina Casagrande) - Sala 401, do Bloco A

Minicurso 2: Educação Estética (organizadores: Jackson Luís Martins Cacciamani e Marcos Roberto da Silva) - Sala 404, do Bloco A

Mesa de debate: Café com memória: olhares cruzados (organizadores: Antonio Marcos Myskiw e José Oto Konzen) - Sala 405, do Bloco A

Mesa de debate: Direitos e Suporte no Contexto Educacional do Autista (organizador: Tiago da Costa) - Auditório do Bloco dos Servidores

Sessão de cinema: Charlas de Cine (organizadora: Marilene Aparecida Lemos) - Auditório do Bloco A

09/11 - Noite artístico-cultural e apresentação de atividades dos cursos - Bloco dos Servidores (Auditório e Saguão)

19h às 22h30

Apresentações artísticas confirmadas:

- Grupo do Coral – Araucária / Prefeitura de Realeza;

- Coletivo Digressão Cênica - UNIOESTE, Cascavel (Mulher Poema);
- Exposição: "Despetalada" de Cláudia Mallmann;
- Exposição Bioaquarela;
- Apresentação de patinação;
- Espetáculo circense

Serão, ainda, montados estandes para exposição de atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos integrantes do evento.

10/11 – Leitura de cartas pedagógicas e rodas de conversa - Salas de Aula do Bloco A

19h às 22h30

As atividades dessa noite se caracterizarão como apresentação de trabalho colaborativa, em que os participantes (discentes, docentes, taes, comunidade regional) produzirão com antecedência cartas pedagógicas acerca da temática “Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos”, que serão lidas e debatidas pelos integrantes das rodas de conversa.

11/11 – Noite de encerramento - Auditório do Bloco A

19h às 22h30 – Mesa de debates "Diversidade, Educação e Direitos Humanos", com egressos do curso de especialização em Direitos Humanos da UFFS Campus Realeza:

- Eleandro de Morais Vieira: Práxis e medição nos Movimentos Sociais do campo no Sudoeste do Paraná na década de 1980;

- Maikel Douglas Florintino: As ocupações das escolas secundaristas em 2016 e a eclosão do fascismo em nossa sociedade;

- Wellen Pereira Augusto: Povos indígenas no Sudoeste do Paraná e o Sistema de Justiça;

Mediação: Marcos Antonio Beal.