Curso de Nutrição traz atividades lúdicas para ensinar crianças sobre alimentação saudável

Publicado em: 11 de junho de 2012 18h06min / Atualizado em: 25 de abril de 2017 15h04min

Que tal aprender sobre como ter uma alimentação mais saudável de maneira divertida? Os alunos do quinto ano da Escola Municipal em Tempo Integral Menino Jesus, em Realeza, vivenciaram essa experiência. Eles participaram do projeto “Atuação interdisciplinar na atenção primária à saúde”, o qual integra o Programa de Extensão NutriSan – Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvido pelo curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

As acadêmicas do curso mostraram às crianças a pirâmide alimentar e a importância de cada grupo de alimentos para uma boa saúde. Para isso, foi utilizada uma pirâmide em tamanho real com frutas, cereais e carnes, alguns deles artificiais. Ao final da explicação, as crianças montaram um prato contendo os principais alimentos para uma alimentação saudável, com arroz, feijão, carne e vegetais.

A brincadeira, que serviu para tratar de um assunto sério, chamou a atenção da garotada. “Achei a aula muito boa, porque a gente aprendeu como se alimentar bem e como ter uma boa saúde”, diz a aluna Nataly Gabrieli Kinapp da Silva, de 10 anos. A amiga dela, Cristiane Borges dos Santos também gostou da aula. “Foi muito legal, porque elas ensinaram a gente sobre a pirâmide alimentar, os alimentos que devemos comer e as porções”, comenta.

A coordenadora do projeto, professora Amélia Dreyer Machado, explica que esse conhecimento influencia as crianças a escolherem com mais cuidado o que irão comer. “A aula ajuda na formação de bons hábitos alimentares, pois é nessa faixa etária que eles são formados. Em qualquer ambiente ela estará preparada para fazer as escolhas certas, as mais saudáveis”, destaca.

A coordenadora pedagógica da escola, Clair Rozane Korb Lazari, enfatiza que as parcerias são fundamentais para a sociedade como um todo. “Não adianta fazer um trabalho dentro de quatro paredes que não venha a enriquecer, então o que a UFFS está fazendo é muito importante, ainda mais que na nossa escola trabalhamos em tempo integral, nossas alunos se alimentam aqui”.

O projeto “Atuação interdisciplinar na atenção primária à saúde” busca desenvolver atividades com crianças, jovens, adultos e idosos,  com a meta de trazer mais qualidade de vida às pessoas, por meio de mudanças de hábitos alimentares.