Curso de Nutrição do Campus Realeza promove atividade com Grupo Hiperdia

Publicado em: 20 de novembro de 2015 08h11min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 08h01min

Pacientes do Grupo Hiperdia, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Clovis Scomparim, do município de Ámpere, estiveram na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza para receberem orientações sobre alimentação saudável. As atividades, que foram realizadas na manhã desta sexta-feira (20), fazem parte do estágio supervisionado de Nutrição Social, do curso de Nutrição. Além das orientações, o grupo elaborou algumas receitas diet e light.

Para atender as necessidades do Grupo Hiperdia, formado por pessoas com problemas de hipertensão arterial ou diabetes, foram feitas palestras com dicas de alimentação saudável, buscando a redução do consumo de sal, açúcar e alimentos com grande quantidade de gordura. "Hoje, desenvolvemos receitas com baixo teor de sódio e açúcar. Essa prática serve para que os pacientes consigam perceber como é fácil desenvolver essas receitas e manter o controle na alimentação", comentou o orientador de estágio, professor Rafael Plaza da Silva.

O aposentado Neri Domingos Rzatki, que tem diabetes, já pratica uma alimentação mais saudável, mas as novas dicas também vão ajudar no controle da doença. "Quero chegar em casa e colocar o que aprendi em prática", falou animado. A dona de casa Alice Sboralski também falou sobre a experiência. "Aprendi o que é uma alimentação saudável e esse aprendizado quero passar para meus filhos e netos", contou.

O estágio em Nutrição Social é uma etapa do estágio obrigatório dentro do curso de Nutrição. Nessa fase, os acadêmicos fazem o acompanhamento de ações, políticas e programas de alimentação e nutrição, identificando as atribuições do nutricionista em saúde coletiva e sua atuação em equipes multidisciplinares. Também são realizados a avaliação e o monitoramento nutricional de crianças e adultos, assim como de grupos de risco, além do desenvolvimento de atividades educacionais para grupos específicos.