Curso de Medicina Veterinária promove minicursos em Videocirurgia e Clínica Médica de equinos
As palestras e minicursos foram ministrados por professores da UFFS, UFSM, UNIPAMPA, UIJUí e UFPR.

Publicado em: 09 de junho de 2017 16h06min / Atualizado em: 12 de junho de 2017 09h06min

Neste sábado (10), será encerrado o I Ciclo de palestras e minicursos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Iniciado no dia 7 de junho, o evento possibilitou o aprendizado teórico e prático nas áreas de Videocirurgia Veterinária em pequenos animais e Clínica Médica de equinos. A atividade foi promovida pelo Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária (DAMVET) e a Coordenação do curso.

A Videocirurgia é um recurso de ponta muito utilizado na Medicina, mas vem ganhando espaço na Medicina Veterinária, conforme explica a professora da UFFS, Fabíola Dalmolin. "É um procedimento de mínima invasão e que pode ser utilizado tanto para cirurgias como no diagnóstico de doenças. É uma área muito atual e específica e, geralmente, ofertada a nível de pós-graduação. Porém, o evento possibilitou que os estudantes pudessem conhecer os aspectos teóricos e práticos dessa área", detalhou.

As palestras e os minicursos foram ministrados por professores da UFFS, da  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na tarde desta sexta-feira (09), os participantes do curso conferiram na prática a realização de uma ovário-histerectomia, ou seja, a castração de uma fêmea canina por meio de videocirurgia. Os equipamentos utilizados no procedimentos foram trazidos pelos professores da UFSM.

Entre os participantes, estava o professor da UFPR - Campus Palotina, Anderson Luiz de Carvalho da UFPR, que veio a Realeza para conhecer a técnica, além de ser um dos palestrantes no evento. "O curso de cirurgias minimamente invasivas é uma modalidade da Medicina Veterinária que está em ampla expansão. Na nossa área de animais silvestres, é uma técnica que tem ampla capacidade de crescimento. Como não temos a capacitação e os equipamentos, viemos acompanhar e aprender sobre mais essa alternativa e, no futuro, aplicar em Palotina", ressaltou.

A finalização do I Ciclo de palestras e minicursos será com a palestra e o minicurso na área de Clínica Médica de equinos, com a professora Roberta da Fontoura Pereira (UNIJUÍ). Pela manhã, serão abordados a fisiologia da cicatrização, as principais complicações, os tratamentos convencionais e terapia celular no tratamento de feridas. À tarde, será feito o exame físico geral e específico do sistema digestório, a sondagem nasogástrica, além da confecção de talas, bandagens, curativos e gessos.