Campus Realeza sediará X Seminário Interno do Programa de Educação Tutorial da UFFS (SINPET)
Inscrições para o envio de trabalhos encerram no dia 7 de outubro.

Publicado em: 30 de setembro de 2022 08h09min / Atualizado em: 24 de outubro de 2022 15h10min

O Campus Realeza será sede do X Seminário Interno do Programa de Educação Tutorial da UFFS (SINPET). O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro e reunirá estudantes e professores que integram os cinco programas PET em funcionamento nos campi Realeza, Laranjeiras do Sul, Chapecó, Cerro Largo e Erechim. A organização das atividades é do Grupo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza.

Inspirado no centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o evento deste ano busca debater a ciência construída pelas universidades brasileiras, valorizando a “ciência que se faz aqui”, frase que concentra a temática do X SINPET. A programação do evento inclui palestras, oficinas e apresentações de trabalhos que buscam evidenciar as contribuições dos grupos PETs da UFFS para a ciência.

Pelo site www.even3.com.br/xsinpet é possível confirmar a participação no evento, bem como acessar a programação completa.

PET News

Aproveitando o evento, o Grupo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza também lançará a segunda edição do Jornal PET News. Com periodicidade bimestral, o jornal traz informações à família do campo, destacando as atividades desenvolvidas pela agricultura familiar, auxiliando o produtor na tomada de decisões e na criação do pertencimento ao meio rural.

De acordo com a tutora do PET e professora Adalgiza Pinto Neto, o jornal é uma fonte de informação para aqueles que, muitas vezes, não possuem acesso aos meios digitais ou têm preferência pelo material impresso. “O PET News é a conexão da ciência com os produtores rurais, na prática, é o canal que tira o conhecimento dos muros da Universidade e o leva para aqueles que, muitas vezes, são parceiros na execução de diversas metodologias da ciência, porém são esquecidos na hora da divulgação das conclusões do mundo acadêmico. Além disso, tem o dever de incentivar a busca incessante por mais assistência técnica que garanta uma maior diversificação das atividades e, consequentemente, o aumento da renda do núcleo familiar”, destacou.

Submissão de trabalhos X SINPET

Serão aceitos trabalhos na modalidade resumo expandido, devendo ser enviados, até o dia 7 de outubro, para o e-mail: xsinpet.uffs@gmail.com. Os resumos darão origem a um livro, que será organizado pelo Grupo PET Medicina Veterinária e Agricultura Familiar.

Cada grupo PET deve remeter quatro trabalhos, um relativo ao eixo de ensino, um relativo ao eixo de pesquisa, um relativo ao eixo de extensão e um relativo ao eixo interdisciplinar/atividades integradas, não havendo número máximo de autores por resumo.

As regras e o template a serem seguidos estão disponíveis aqui.

Sobre os PETs

Além do Grupo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza, a UFFS conta com outros quatro grupos: PET Ciências, do Campus Cerro Largo; PET Assessoria Linguística e Literária, do Campus Chapecó; PET Práxis, do Campus Erechim, e PET Políticas públicas e agroecologia, do Campus Laranjeiras do Sul. Ao todo, os grupos contam com a participação de 54 alunos bolsistas, cinco tutores e três voluntários.

O PET busca propiciar aos acadêmicos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica, procurando aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram a grade curricular dos cursos de graduação.