Campus Realeza recebe evento da ASSEFI, que conta com a participação de aproximadamente 80 pessoas
Entre as palestras do evento, o diretor do Campus Realeza, professor Antonio Marcos Myskiw, apresentou dados sobre o impacto da UFFS na região de Realeza.

Publicado em: 30 de abril de 2019 15h04min / Atualizado em: 02 de maio de 2019 16h05min

Na última sexta-feira (26), foi finalizado o I Ciclo de Palestras de Atualização Profissional, promovido pela Associação de Engenheiros da Fronteira do Iguaçu (ASSEFI). O evento iniciou na quinta-feira (25) e reuniu cerca de 80 profissionais de Engenharia e Arquitetura, além de empresários do setor imobiliário. As palestras buscaram apresentar novidades na área habitacional e de infraestrutura urbana e foram realizadas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza.

O evento trouxe representantes da Caixa Econômica Federal, que destacaram o momento para investimentos na área de habitação e de infraestrutura urbana, apresentando dados do cenário econômico, recursos disponíveis para financiamentos e aspectos de diferentes linhas de crédito. Também foi destaque a apresentação da malha rodoviária da região e os trabalhos do Departamento de Estrado de Rodagem (DER) na conservação do pavimento, assim como a atuação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e da Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.

Representantes da Caixa Econômica Federal destacaram o momento para investimentos na área de habitação e de infraestrutura urbana (Ariel Tavares/UFFS)

O presidente da ASSEFI, José Fernandes Ghiraldi, avaliou como positivo o resultado do evento. "Acreditamos que nosso evento alcançou resultados acima do esperado, já que, mesmo sendo a primeira palestra de atualização profissional depois de muitos anos sem nenhuma promoção dessa natureza na área de Engenharia em nossa região, obtivemos sucesso em questão de público-alvo e, principalmente, quanto à qualidade das palestras ministradas", comentou.

Entre as palestras do evento, o diretor do Campus Realeza, professor Antonio Marcos Myskiw, apresentou dados sobre o impacto da UFFS na região de Realeza, que completará 10 anos de criação em setembro deste ano. "Neste período, foram investidos mais de R$ 50 milhões em obras para a consolidação do Campus Realeza. Há ainda investimentos destinados aos acadêmicos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil e bolsas de Pesquisa, Extensão e Ensino. Tanto os investimentos em obras, como em quadro de servidores e nos estudantes, direta e indiretamente, impactam, de forma significativa, a economia local e regional", destacou.

Outro fator destacado por Myskiw foi a contribuição social, tanto na área da Educação como na Saúde Pública. "A Clínica-Escola de Nutrição e o Hospital Veterinário Universitário têm dado atenção a diferentes situações que afetam a saúde humana, animal e ambiental, atendimentos e acompanhamentos por longo período. Os cursos de Graduação com foco nas licenciaturas também destinam parte das pesquisas e ações de Extensão para pensar temas e problemas da agricultura familiar, do envelhecimento no campo, da qualidade de vida na cidade, da inovação tecnológica e empreendedorismo", salientou.