Campus Realeza: projetos do PEIF são apresentados em Parque Turístico Ambiental da Integração

Publicado em: 25 de novembro de 2014 15h11min / Atualizado em: 06 de março de 2017 17h03min

O teatro de arena do Parque Turístico Ambiental da Integração, na divisa entre Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, na Argentina, foi palco para o encerramento dos projetos vinculados ao Programa Escola Intercultural de Fronteira (PEIF). O evento, realizado na tarde de sexta-feira (21), contou com parceria do Curso de formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira (Propeif), projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza.

Os projetos apresentados foram desenvolvidos pelos alunos das séries iniciais das escolas Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira (SC), e Escuela de Frontera Nº 604, de Bernardo de Irigoyen (ARG). O encerramento consiste em uma exposição pública dos trabalhos educativos realizados pelas crianças com o acompanhamento de professores, assessores, diretores e pais. Além disso, o local para a realização do evento permite o encontro e a integração com todos os participantes do PEIF.

Segundo a coordenadora local do Propeif, Renata Orlandi, a principal ênfase do projeto é trabalhar com a metodologia de projetos, uma estratégia para desenvolver a educação. “Além da questão pedagógica, outro interesse é problematizar a lógica de cooperação transfronteiriça, promovendo um olhar de respeito, tolerância e de acesso aos saberes da cultura do outro”, explicou.

Para o coordenador do PEIF do lado Argentino, Andres Villalba, a experiência do Programa é muito rica, especialmente este ano, já que foi possível unir os projetos da Argentina e do Brasil pela primeira vez, devido à infraestrutura do Parque Turístico Ambiental da Integração. “Esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido há quase 10 anos. A intenção é expandir o Programa a mais escolas de fronteira”, enfatizou.

A professora brasileira, Elisiane da Rocha, comentou que a participação do projeto foi uma experiência diferente. “Foi um ano muito produtivo, pois aprendemos metodologias que nos ajudam a captar em que os alunos se interessam, como trabalhar com metodologia de perguntas”. Do lado argentino, a assessora pedagógica, Maria Soledad Neis, salientou que alunos e professores atuaram muito bem. “Esse processo de intercâmbio cultural culmina com a apresentação dos projetos nesta data [21 de novembro]”.

Dia da Amizade

O encerramento das atividades do PEIF também será realizado no Dia da Amizade, em San Antonio (ARG) e Santo Antônio do Sudoeste (PR), no dia 30 de novembro. O evento congrega ainda diversas atividades culturais e recreativas, exposição comercial e gastronômica, entre outros.

Mais sobre o PEIF e o Propeif

Criado em 2005, pelo Ministério da Educação, o Programa Escola Intercultural de Fronteira tem o intuito de promover o intercâmbio entre professores dos países do Mercosul. O Programa é desenvolvido em escolas brasileiras na faixa de fronteira do Brasil com a Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O objetivo é promover a integração regional por meio da educação intercultural, considerando contextos multilíngues ou bilíngues existentes nas fronteiras.

Dentro do PEIF, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza desenvolve o Projeto do Curso de Formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira (Propeif), que promove o assessoramento das escolas de fronteira, ofertando formação continuada aos professores participantes que desenvolvem as atividades de intercâmbio.

O Propeif atua nas escolas brasileiras Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira (SC), e Escola Municipal Pedro dos Santos, de Santo Antônio do Sudoeste (PR). Do lado argentino, na Escuela de Frontera Nº 604, de Bernardo de Irigoyen e Escuela de Jornada Completa Nº 612, de San Antonio.