Campus Realeza finaliza curso de formação em produção textual para professores de Santa Izabel do Oeste
A atividade de extensão voltada para o aprimoramento de práticas pedagógicas foi ofertada a cerca de 15 professores da rede municipal

Publicado em: 13 de julho de 2023 14h07min / Atualizado em: 13 de julho de 2023 15h07min

Ampliar os conhecimentos teórico-científicos e explorar possibilidades de encaminhamentos metodológicos para a produção textual em sala de aula, essas foram algumas temáticas trabalhadas em um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Santa Izabel do Oeste. A atividade de extensão voltada ao aprimoramento de práticas pedagógicas foi ofertada a cerca de 15 professores da rede municipal de ensino do município.

O curso de formação teve como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos relacionados à produção textual, em diálogo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O curso foi formado por um ciclo de seis oficinas, sendo ministrado pela professora da UFFS Andréia Cristina de Souza. O mesmo curso já havia sido ofertado em 2019 em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Cascavel.

Curso sobre produção textual contou com a participação de 15 professores de Santa Izabel do Oeste (UFFS/Divulgação)

De acordo com Andréia, a formação também buscou explorar estratégias metodológicas para o desenvolvimento dos processos de escrita e reescrita aplicados em sala de aula. “A proposta da ação colaborativa é que se possa, a partir do estudo, refletir e confrontar os conhecimentos prévios para reconstruir novas possibilidades para a prática docente. Nos primeiros encontros, discutimos os pressupostos teórico-metodológicos para a produção textual. A partir do terceiro, começamos a focar no encaminhamento, na correção e na revisão/reescrita da produção textual com o desenvolvimento de atividades nas turmas”, detalhou.

Com os alunos do 4º ano da Escola Rural Municipal Machado de Assis, localizada na Linha São Judas, a professora Sandra Antunes decidiu trabalhar a produção de poemas. A turma formada por oito alunos produziu poemas sobre festa junina, expressando sentimentos e emoções pela festa, para decorar o ambiente escolar com os poemas em bandeirolas. A correção dos textos foi realizada de forma colaborativa, observando elementos do gênero textual – rimas, versos e estrofes –, pontuação e ortografia. “Foi uma prática muito proveitosa. Foi muito importante também porque eles [alunos] aprenderam uma nova forma de correção do texto, corrigindo seu texto,  questionando-se e reescrevendo o texto com o auxílio do professor”, comentou sobre a atividade.

Em outra localidade rural de Santa Izabel do Oeste, na linha Nova Estrela, a professora Adrieli Rischik Carvalho realizou a produção de fábulas com os alunos do 4º e 5º anos da Escola Rural Municipal Vereador Elizino Tolomeotti, com o objetivo de montar um livro da turma. “Foram várias aulas trabalhando a mesma produção, acredito que teve um resultado muito positivo, pois levou os alunos a perceberem e refletirem a escrita do seu texto”, disse. Outro fator que motivou a escrita foi a expectativa da digitalização do trabalho. “Após as férias, a turma irá para a sala dos computadores para digitar o texto”, explicou.

Para as duas profissionais, a formação promovida pela UFFS possibilitou o despertar para novas práticas pedagógicas. A professora Sandra comentou que a proposta é de suma importância para sua prática como professora, já que está atuando em sala de aula faz pouco tempo. Já Adrieli falou que o curso a fez refletir sobre a importância de produzir textos em sala de aula com a finalidade de promover a interação entre os sujeitos.