Audiência Pública define ações do Plano de Desenvolvimento Institucional para o Campus Realeza
A reunião contou com aproximadamente 30 pessoas e foi realizada na noite do dia 14 de novembro.

Publicado em: 19 de novembro de 2018 14h11min / Atualizado em: 19 de novembro de 2018 15h11min

Com objetivo de definir metas e ações para o desenvolvimento da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, a Direção do Campus promoveu uma Audiência Pública para debater o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A comunidade acadêmica apreciou a versão preliminar do plano, assim como sugeriu alterações e a inclusão de novas propostas. A reunião contou com aproximadamente 30 pessoas e foi realizada na noite do dia 14 de novembro, no Auditório do Bloco A.

A elaboração do PDI é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) às instituições federais de ensino e terá vigência para o período de 2019-2023. A primeira versão do PDI da UFFS é baseada nas discussões ocorridas na II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada em 2017, porém descritas como ações a serem alcançadas. A minuta apresentada foi produzida pela Pró-Reitoria de Planejamento da UFFS em conjunto com demais setores da Universidade.

Para Realeza, a comunidade acadêmica sugeriu como prioridade a ampliação da oferta de cursos de Graduação e Pós-graduação, bem como a construção de novos blocos de salas de aula, ampliação do Hospital Veterinário Universitário e a construção da sede própria da Clínica-Escola de Nutrição, que atualmente funciona em uma sala comercial alugada no centro de Realeza.

Comunidade acadêmica sugeriu como prioridade a ampliação da oferta de cursos de Graduação e Pós-graduação (Ariel Tavares/UFFS)

Outro ponto enfatizado foi a captação de recursos tanto para as edificações como para implantação ou continuidade de programas e projetos de pesquisas. Além da utilização de recursos próprios, também foi ressaltada importância de participar de editais de fomento à pesquisa e promover a captação de recursos por meio dos governos federal, estadual e municipal, ou de emendas parlamentares.

Segundo o diretor do Campus Realeza, professor Antônio Marcos Myskiw, o debate promovido foi positivo. "Tivemos um conjunto de proposições feitas por professores, técnicos e alunos que ressaltaram uma preocupação com os cursos de licenciatura, a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência, além de apontarem incertezas tanto no universo da política, como da questão econômica. As projeções são bastante significativas, agora temos de fazer o diálogo seja com a Reitoria da UFFS, o governo federal ou por meio de diferentes parcerias para viabilizar essas ações", destacou.

Para o Campus Realeza está colocada ainda a criação da segunda entrada no curso de Medicina Veterinária, a implantação dos cursos de Graduação em Administração Pública e Pedagogia (noturnos); a oferta contínua de cursos de especialização, a criação do Doutorado em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável e de novos Mestrados nas áreas de Direitos Humanos, Educação e Biodiversidade, Saúde e Sustentabilidade. Também foram traçadas metas para extensão e pesquisa, assim como a perspectiva de contratação de novos servidores.

A rodada de observações nos campi da UFFS é a quinta etapa de construção do documento e deverá ser concluída até o final do mês de novembro. A próxima etapa, a partir do início de dezembro de 2018, consiste no envio do texto final do PDI para análise e aprovação nos conselhos deliberativos da Instituição.