Acadêmica de Medicina Veterinária tem trabalho selecionado para fase internacional do SIICUSP
Evento tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais.

Publicado em: 08 de dezembro de 2020 14h12min / Atualizado em: 08 de dezembro de 2020 16h12min

O trabalho de pesquisa intitulado “Avaliação do estresse comportamental durante ordenha mecânica em ovelhas primíparas da raça lacaune”, da acadêmica Julia Luiza Silva Inácio, da 7ª fase do curso de Medicina Veterinária, foi um dos selecionados para a fase internacional do 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). O evento tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais.

Como a produção de leite de ovinos e seus derivados são uma tendência em crescimento, a pesquisa avaliou o estresse causado pela ordenha mecânica em ovelhas primíparas (que pariram pela primeira vez) e pluríparas (que pariram mais de uma vez), destacando a importância da adaptação e do bem-estar animal na produção de leite ovino de qualidade. Todo o processo de ordenha foi filmado para a realização da avaliação. Ainda, conforme apontou a pesquisa, pouco se conhece sobre bem-estar de ovinos com ênfase na ordenha, já que muitos estudos são relacionados a bovinos.

O trabalho da acadêmica foi apresentado remotamente na primeira fase do SIICUSP, realizada de 14 a 30 de setembro, sendo indicado para a Etapa Internacional pela comissão avaliadora. “Dos quase 100 trabalhos apresentados na primeira etapa, o nosso foi um dos 10 escolhidos para a etapa internacional. Foi uma experiência muito bacana e um reconhecimento importante. Agradeço a toda equipe envolvida nesse projeto que tem como foco a relação entre bem-estar animal e produtividade”, destacou Julia.

Trabalho da acadêmica Julia Luiza Silva Inácio sendo apresentado remotamente na primeira fase do SIICUSP (UFFS/Divulgação)

A acadêmica desenvolveu o estudo como voluntária no projeto de pesquisa que leva o mesmo título do trabalho apresentado. O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da UFFS – Campus Realeza e o Programa de Pós-graduação em Clínica Veterinária (PCVet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da USP.

A orientação do trabalho é da professora da USP Alice Maria Melville Paiva Della Libera, com a colaboração da professora da UFFS Maiara Garcia Blagitz Azevedo, da mestranda do PPG-SBPAS Luana Carolina Bachmann Gregolin e da mestra pelo PPG-SBPAS Michele dos Santos. “Esse prêmio foi super importante, pois demonstra a qualidade do estudo, que concorreu com estudos qualificados desenvolvidos dentro da USP”, comentou a professora Maiara Garcia Blagitz Azevedo, coordenadora do PPG-SBPAS.

A Etapa Internacional do SIICUSP está prevista para o mês de março de 2021. Nessa fase, os estudantes apresentam novamente seus trabalhos com participantes de todas as áreas do conhecimento e estudantes de universidades estrangeiras. Os alunos que tiverem mais indicações dos avaliadores na Etapa Internacional recebem certificado de menção honrosa.