UFFS – Campus Passo Fundo é parceira do Programa Meu Bebê, Meu Tesouro
Parceria entre UFFS e Prefeitura de Passo Fundo envolve alunos de Medicina para promover atenção integral a gestantes

Publicado em: 21 de junho de 2017 10h06min / Atualizado em: 21 de junho de 2017 16h06min

A Prefeitura de Passo Fundo, ainda em 2013, criou o Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, que, em 2017, está sendo desenvolvido juntamente com alunos do curso de Medicina da UFFS – Campus Passo Fundo nos componentes curriculares de Saúde Coletiva, a partir da 3º fase. A parceria é uma iniciativa que visa ampliar o desenvolvimento das ações já realizadas em busca de promover atenção integral à saúde da gestante e do bebê até o primeiro ano de vida.

Foto de uma mãe com seu bebê

(Prefeitura de Passo Fundo/Divulgação)

Os alunos visitam as famílias das gestantes inscritas no Programa aplicando questionários como a escala de risco, genograma, dentre outros, para avaliar a situação e a própria estrutura familiar. A partir desses estudos, são elaborados planos de intervenção com ações focadas nas famílias que apresentam maior risco. Esse plano é discutido junto aos coordenadores do Programa para futuras ações efetivas.

Sobre essa parceria, o secretário de Saúde, Luiz Artur, afirma que é benéfico aos alunos e futuros médicos que passam a compreender as situações de vida das mães do Meu Bebê, Meu Tesouro. Ainda segundo o secretário e professor de Medicina da UFFS, “o avanço do Programa passa tanto pelo reconhecimento por parte da gestante e de sua família, de toda a integralidade do cuidado público, quanto pelo conhecimento das equipes em contato com as realidades dentro do domicílio das gestantes”.

Está em discussão junto à UFFS – Campus Passo Fundo a ampliação do Programa Meu Bebê, Meu Tesouro para incluir a atividade em projetos de Extensão, Pesquisa e Imersão.

Meu Bebê, Meu Tesouro*

O Meu Bebê, Meu Tesouro, oferecido em toda a rede municipal, tem foco em gestantes vulneráveis, seja por questões de saúde, familiares ou financeiras. Qualquer gestante atendida pela rede pode solicitar avaliação para participar do Programa.

Em números, já foram atendidas cerca de 1.688 mulheres e acompanhados 1.422 nascimentos. Apenas em 2017, já são 200 novas gestantes e 184 nascimentos.

Após quatro anos de sua criação, o Programa é um dos mais significativos da Prefeitura de Passo Fundo, pois promove atenção integral à saúde da mãe e do bebê até o primeiro ano de vida.

Entre os objetivos do Programa está a redução da mortalidade infantil, como conta a coordenadora, Tatiana Both, que lembra que toda essa trajetória foi conduzida para buscar investimentos no potencial humano. “O investimento é no monitoramento das mães e seus bebês até que eles completem um ano de vida. Realizamos ligações e encaminhamento de todo o atendimento para garantir os cuidados necessários, em um contato direto com as participantes”.

Contribuição: Prefeitura de Passo Fundo.