UFFS — Campus Laranjeiras do Sul e PRF promovem ação para conscientizar motoristas a não jogar lixo nas estradas
Ação acontece no próximo domingo (1º), no trecho da BR 277 entre Laranjeiras do Sul e Virmond

Publicado em: 27 de setembro de 2023 15h09min / Atualizado em: 27 de setembro de 2023 17h09min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) - 4ª Delegacia de Cascavel são parceiras para realização de ação visando conscientizar os usuários das rodovias a não jogar lixo nas estradas. A parceria conta também com a colaboração de ciclistas usuários da BR 277.

A ação está prevista para ocorrer no próximo domingo, dia 1º/10, das 8h às 11h30, e será realizada no trecho da BR 277 entre os municípios de Laranjeiras do Sul e Virmond-PR. O objetivo da ação é conscientizar os usuários da BR 277 sobre os riscos e impactos negativos do descarte de lixo nas estradas.

Além de orientar e conscientizar os usuários, a ação também inclui a coleta de lixo encontrado nas margens da rodovia BR 277, no trecho onde a intervenção será realizada, visando promover a limpeza do ambiente.

O lixo recolhido durante a ação será transformado em uma arte conceitual, que será exibida durante a Feira de Ciências da Cantu na UFFS, marcada para o dia 19 de outubro. Essa arte será criada por estudantes e professores do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul. Durante a exposição, os visitantes da Feira serão convidados a analisar a obra e refletir sobre a problemática do lixo nas rodovias. Após o evento, a arte será desmontada e o lixo será encaminhado para a Cooperativa de Recicladores da cidade de Laranjeiras do Sul.

O professor Rubens Fey, um dos organizadores da ação, ressaltou a importância da iniciativa, afirmando: "A BR 277, que corta o estado do Paraná de Oeste a Leste, é uma das rodovias mais movimentadas e importantes da região. No entanto, o descarte inadequado de lixo por parte dos usuários tem se tornado um problema significativo, não apenas em termos de impacto ambiental, mas também de segurança viária e bem-estar dos usuários".

Ele complementa: "A ação busca não apenas orientar sobre o problema do descarte de lixo nas estradas, mas também sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente e da segurança viária. Com a colaboração de parceiros e a participação ativa da comunidade, esperamos alcançar resultados significativos na conscientização dos usuários da BR 277".

*Em caso de condições climáticas desfavoráveis no dia, a atividade poderá ser remarcada.