Seminário debate os desafios da permanência na Universidade
Seminário sobre a alternância pedagógica no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas.

Publicado em: 24 de maio de 2022 15h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2022 15h05min

No dia 09 de maio de 2022, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, ocorreu o Seminário sobre os desafios da permanência no curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - Licenciatura, que funciona no regime de alternância.

Durante o evento, foi apontada a necessidade da criação de um fórum para debater e propor uma política de alternância institucional para a UFFS capaz de garantir a inserção e a permanência dos acadêmicos do curso na Universidade, outro ponto destacado é a urgência da construção do Centro de Pedagogia da Alternância do Campus Laranjeiras do Sul.

O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas - licenciatura, possui 129 matrículas ativas em três turmas, desses estudantes, 79 são indígenas de diferentes territórios indígenas: Mangueirinha, Rio das Cobras, Marrecas e Faxinal. Além dos indígenas, o curso também atende estudantes agricultores, acampados e assentados da reforma agrária.

A licenciatura, por funcionar em regime de alternância, possibilita aos estudantes cursarem a graduação sem perder o vínculo com as suas comunidades de origem. O semestre acadêmico se divide em Tempo Universidade (TU), quando ocorrem as aulas teóricas e práticas; e o Tempo Comunidade (TC), quando os estudantes realizam estudos em seus locais de moradia.

A organização do curso prevê duas etapas de TU alternadas pelo TC em cada semestre. As etapas têm duração de até 25 dias, com aulas concentradas (manhã, tarde e algumas noites). Dessa forma, durante o Tempo Universidade os acadêmicos precisam de espaços para alojamento e alimentação.

A coordenadora do curso, professora Ana Cristina Hammel, destaca que “Esses espaços têm sido viabilizados por meio de acordos de cooperação técnica e convênios realizados com algumas prefeituras da região. Essas prefeituras cedem o espaço para a realização das aulas e o alojamento, sendo responsabilidade das turmas a alimentação, o serviço de cozinha e a limpeza do espaço. Entretanto, esses espaços nem sempre oferecem as condições ideais para a permanência. Os desafios são de diferentes ordens, desde espaço adequado para realização das aulas (muitas vezes, sem acesso à internet, computadores e biblioteca) até questões de ordem estrutural, como serviços de manutenção do prédio. O acesso aos auxílios estudantis têm minimizado os efeitos da falta de um Centro de Alternância e de uma política para a alternância na UFFS”.

Estiveram presentes na atividade o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Nedilso Lauro Brugnera, a diretora de Organização Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Eleine Maestri, a diretora de Gestão de Políticas de Permanência, Dulce Maria Di Mare, o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Martinho Machado Júnior, o coordenador acadêmico, Thiago Bergler Bitencourt, além da coordenação, docentes e discentes do curso.