Projeto de extensão do curso de Engenharia de Alimentos promove capacitação para profissionais do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul
Capacitação abordou boas práticas de manipulação, conservação e aproveitamento integral de alimentos

Publicado em: 06 de fevereiro de 2024 14h02min / Atualizado em: 07 de fevereiro de 2024 10h02min

O curso de Engenharia de Alimentos da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, promoveu a capacitação "Boas Práticas de Manipulação, Conservação e Aproveitamento Integral de Alimentos". A atividade ocorreu no dia 31 de janeiro e contou com a participação de aproximadamente 100 merendeiras e auxiliares de cozinha de escolas da região.

A iniciativa integra as ações do projeto de extensão "Alimentos Seguros na Cantu", coordenado pela professora Eduarda Bainy. O curso é composto por dois módulos, totalizando uma carga horária de 8 horas. O primeiro módulo foi realizado no dia 31 de janeiro, enquanto o segundo está programado para o mês de julho, abordando temas complementares ao primeiro.

Na primeira etapa do módulo, foram discutidas boas práticas de manipulação de alimentos, métodos de conservação para redução de desperdícios e para facilitar a rotina da cozinha, aproveitamento integral de alimentos e utilização de proteína de soja, com ênfase na alimentação escolar. A segunda parte incluiu uma degustação de produtos elaborados com aproveitamento integral de alimentos e proteína de soja. Para finalizar, as participantes visitaram o Restaurante Universitário do Campus, guiadas pela nutricionista, com o objetivo de conhecer a infraestrutura, processos de produção e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da cozinha e aspectos importantes para uma unidade de alimentação e nutrição (UAN).

O primeiro módulo foi ministrado por Simone Oliveira, bolsista do projeto, a voluntária Ana Carla Ribeiro, a coordenadora Eduarda Bainy e a nutricionista Natércia Ribeiro, com o apoio de estudantes voluntários do curso de Engenharia de Alimentos e da técnica de laboratório Silvia Tormen.

Além do aprimoramento profissional, a atividade busca contribuir para o plano de carreira das merendeiras e auxiliares que atuam em 10 municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação: Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Adriane Schio de Almeida, destacou a importância de uma merenda de qualidade e agradeceu à UFFS pela parceria. “Uma merenda de qualidade e servida com amor traz o sentimento de pertencimento e de acolhimento. Queremos parabenizar as nossas profissionais da cozinha por buscar capacitação e qualificação em prol do atendimento dos alunos. Agradecemos a Universidade Federal da Fronteira Sul pela parceria e pela colaboração, pois  educação se faz em várias mãos, e agradecer a professora Eduarda e suas alunas pelo curso fantástico que trouxe conhecimento e agregou valores”.

Para Ivete Lopes de Melo, da Escola Herdeiros do Saber em Rio Bonito do Iguaçu, “foi um curso muito interessante, aprendemos várias coisas que não tínhamos prática para executar, com certeza vamos utilizar o conhecimento adquirido na capacitação em nosso dia a dia”.

Vaneli Skilzinski, da Escola Estadual do Campo Lajeado Bonito, de Quedas do Iguaçu, considerou o curso proveitoso, elogiando as palestras e a qualidade dos alimentos apresentados. “As palestras foram muito interessantes e as explicações muito claras, vamos aproveitar tudo que foi abordado. Os alimentos preparados para a degustação estavam muito bem elaborados e saborosos. Com certeza vamos colocar em prática o conhecimento adquirido no curso e esperamos que os nossos alunos também gostem dos alimentos que pretendemos elaborar”.

A merendeira Marilene Raimundo, do CEMEI Anjo da Guarda, de Diamante do Sul, afirma: “é sempre importante aprender coisas novas. O branqueamento dos alimentos é algo que certamente vamos colocar em prática para melhorar a conservação dos alimentos. Eu gostei bastante do conteúdo do curso e também dos alimentos que foram disponibilizados para degustação, acreditamos que as crianças também irão gostar desses alimentos”.

Confira aqui as fotos da capacitação.