Projeto “Leitura e produção textual: nova vida com remição” inicia atividades
Ação busca promover o incentivo à leitura, visando a ressocialização e a remição penal

Publicado em: 23 de novembro de 2023 15h11min / Atualizado em: 24 de novembro de 2023 12h11min

Nesta semana, teve início a execução do projeto de extensão "Leitura e Produção Textual: nova vida com remição". A ação é realizada em parceria entre a UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, a Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul (DEPPEN) e o Conselho da Comunidade.

O projeto tem como objetivo principal oferecer aos reeducandos da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul um novo aprendizado e um novo olhar sobre o mundo, por meio de obras literárias, clássicas, científicas ou filosóficas e livros didáticos, visando a ressocialização, a remição penal e a ampliação de conhecimento a partir da leitura e da produção textual. O projeto também busca assegurar o acesso à educação e à cultura aos sujeitos privados de liberdade.

A ação visa colaborar para a ressocialização dos reeducandos, por meio do acesso à leitura, combatendo a ociosidade dentro do sistema prisional. Além disso, busca auxiliar na manutenção do equilíbrio emocional e psicossocial dos participantes.

As atividades do projeto tiveram início na terça-feira (21), com a apresentação do projeto pelo Conselho da Comunidade e pela UFFS. A previsão é que os primeiros livros sejam entregues no dia 15 de janeiro. Antes disso, serão disponibilizadas orientações sobre como desenvolver resenhas, estratégias de leitura, interpretação e produção textual.

Coordenação
O projeto é coordenado pelos docentes Fábio Luiz Zeneratti, Leidiani da Silva Reis, Maria Eloa Gehlen e Regis Clemente da Costa.