Programa Escola da Terra promove Curso de Formação Continuada
O evento contou com a participação de professores de todas as regiões do Estado

Publicado em: 01 de agosto de 2017 15h08min / Atualizado em: 01 de agosto de 2017 15h08min

Na última semana, o Programa Escola da Terra, vinculado à UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promoveu o Curso de Formação Continuada para educadores das escolas itinerantes do Paraná. O evento contou com a participação de professores vindos de todas as regiões do Estado.

O curso de formação continuada é resultado de uma parceria entre a UFFS, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná (ACAP), e tem por objetivo oferecer condições de ampliar a compreensão da atual situação política, a fim de avançar a construção de uma escola ligada aos interesses da classe trabalhadora, seu vínculo com a organização coletiva, com a luta social, com o trabalho e também com os aspectos culturais.

Durante a semana foram desenvolvidas várias atividades, entre elas palestras, oficinas, dinâmicas, momentos de socializações e trocas de experiências, além de momentos culturais.

Livro Escrevedores da Liberdade

Durante o mês de julho, o Programa Escola da Terra entregou 300 exemplares do livro “Escrevedores da Liberdade” para escolas multisseriadas do campo. O livro, que traz histórias do cotidiano das crianças camponesas, é fruto de uma produção coletiva incentivada por meio de oficinas do Programa e foi escrito por crianças dos anos iniciais das escolas do campo de 14 municípios, dentre eles Cândido de Abreu, Prudentópolis e escolas itinerantes do MST.

Escola da Terra

O Programa Escola da Terra promove formação de educadores das escolas do campo e atende, atualmente, cerca de 500 educadores distribuídos em 5 polos no Paraná.

O programa é desenvolvido pela UFFS, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), Setor de Educação do MST e municípios vinculados.