Projeto de pesquisa sobre mulheres rurais integra professoras dos campi Laranjeiras do Sul e Chapecó
Projeto do IFRS será executado nos 32 municípios pertencentes à região do Alto Uruguai

Publicado em: 11 de maio de 2023 14h05min / Atualizado em: 15 de maio de 2023 14h05min

A professora Liria Ângela Andrioli, do Campus Laranjeiras do Sul-PR e vinculada ao mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, e a professora Enise Barth, lotada no Campus Chapecó-SC e integrante do mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas do Campus Cerro Largo-RS, integram um projeto de pesquisa sobre a temática das mulheres rurais e a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da inovação social.

O projeto “Potencialidades, limitações das mulheres rurais e sua contribuição com a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da geração da inovação social: um estudo na região do Alto Uruguai no Rio Grande do Sul” é coordenado pela docente Denise de Oliveira, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim.

O projeto, aprovado no CNPq, tem por objetivo compreender as potencialidades e limitações das mulheres na promoção do desenvolvimento rural sustentável por meio da geração da inovação social rural na região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul.

Trata-se de uma pesquisa social aplicada. A execução do projeto será nos 32 municípios pertencentes à região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul. Os momentos de vivências e trocas de conhecimentos serão construídos em conjunto com as organizações parceiras, com destaque à Emater/RS-Ascar, coletivos de mulheres rurais, aos programas de pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) e em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDAR) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Equipe
Além das professoras Liria Ângela Andrioli (UFFS), Enise Barth (UFFS) e Denise de Oliveira (IFRS), também fazem parte do projeto coletivo as pesquisadoras Denize Grzybovski (IFRS – Campus Erechim-RS), Raquel Breitenbach (IFRS – Campus Sertão-RS), Juliana Carla Girotto (IFRS – Campus Erechim-RS) e a professora Monalisa Fagundes Oliveira da UESB (Brasil)/Universidade da Flórida (EUA).