Professora e estudante de Pedagogia da UFFS Campus Laranjeiras do Sul publicam artigo em revista internacional Qualis A
Publicação é resultado do TCC da estudante Kátia Aparecida Morais

Publicado em: 31 de outubro de 2023 09h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2023 09h10min

A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) representa o ápice da trajetória acadêmica dos estudantes de graduação. Quando um TCC transcende o ambiente da sala de aula e é publicado em uma revista acadêmica de alta qualidade, como uma Qualis A, isso não apenas valida o esforço e dedicação do estudante e do orientador, mas também ressalta a relevância e originalidade da pesquisa.

É exatamente isso que aconteceu com o TCC da estudante Kátia Aparecida Morais, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul, desenvolvido sob a orientação da docente Nair Correia Salgado de Azevedo. Ainda em fase de conclusão, o TCC serviu como base para a elaboração de um artigo que foi submetido à revista internacional "Contribuciones a Las Ciencias Sociales", classificada com Qualis A, e foi publicado no final de setembro de 2023.

O artigo intitulado “Reflexões sobre a aprendizagem da criança pelo corpo e movimento na educação infantil” faz uma reflexão sobre a aprendizagem da criança considerando o processo histórico das percepções sobre o corpo e movimento na Educação Infantil, por meio de uma análise de documentos legais e normativos sobre a Educação Infantil.

O trabalho destaca que “considerar as especificidades das infâncias e das crianças pequenas é relevante, e isso implica entender que a criança dessa faixa etária é uma criança lúdica, que se movimenta, que brinca e que está em constante busca ativa pelos conhecimentos ao seu redor”.

As autoras ressaltam que, “a temática ‘Corpo e Movimento na Educação Infantil’ possui grande relevância no processo de ensino e aprendizagem das crianças, mas pela análise realizada dos documentos normativos curriculares, foi identificado que a temática se faz presente, mas não há garantias de que ela ocorra de forma efetiva em muitas escolas de Educação Infantil”.

As atividades que envolvem “a imaginação, o brincar, o corpo e o se-movimentar na Educação Infantil oferecem às crianças a oportunidade de experienciar ações que ela ainda não pode exercer e acaba por desenvolver estruturas sociais, motoras e cognitivas que usarão para todo e qualquer tipo de aprendizagem, e isso inclui os conteúdos do currículo escolar”, afirmam.

“A cultura corporal promove habilidades, amplia o repertório social, contempla interações entre pares e oferecem oportunidades reais de aprendizagem às crianças que vão muito além daqueles inseridos por meio de códigos em avaliações institucionais, visto que as brincadeiras postergam memórias em um local que não é passível de medições institucionalizadas: dentro das crianças”, concluem as autoras.

A estudante Kátia Aparecida Morais expressa sua emoção diante da publicação, especialmente considerando que ela ocorreu em uma revista Qualis A. Ela comenta: “Jamais imaginei isso. Sou grata à minha professora e orientadora, Nair, pelo suporte ao longo da minha jornada até aqui. Ela sempre enfatizou que somos capazes de atingir inúmeros objetivos. Acredito que essa publicação abrirá um leque de oportunidades positivas para a educação infantil e para todos que buscam isso, uma vez que a educação tem um poder transformador. Além disso, quero enfatizar a importância de nunca desistir dos nossos sonhos, pois somos capazes de superar obstáculos para alcançar nossos objetivos”.

A docente Nair Correia Salgado de Azevedo considera que o trabalho se destacou pela análise crítica, especialmente no que diz respeito aos currículos e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nair ressalta: "Como orientadora e pesquisadora, fico bastante feliz em saber que estamos realizando estudos com qualidade. Do ponto de vista particular, a publicação mostra, primeiramente, que os estudantes são plenamente capazes de fazer pesquisa científica de qualidade. Do ponto de vista coletivo, isso evidencia que os estudantes podem contribuir significativamente para elevar o nível de excelência da UFFS no campo da produção científica e publicações”.

Artigo
O artigo pode ser acessado na íntegra na página da Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales

Apresentação do TCC
A defesa pública do TCC de Kátia está agendada para o dia 22 de novembro em local e horário a serem confirmados.

O que é o Qualis
É um sistema usado para classificar a produção científica no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. O Qualis classifica os periódicos e conferências em estratos que vão de A1 (o mais alto) a C (o mais baixo), com subdivisões intermediárias. Essa classificação é usada para avaliar a qualidade dos trabalhos acadêmicos publicados, bem como para avaliar a produção intelectual de programas de pós-graduação e pesquisadores.

Galeria de Imagens: