Professora do Campus Laranjeiras do Sul ministra palestra em conferências sobre segurança alimentar e nutricional em municípios da região
Intitulada Fome, Produção de Alimentos de verdade, Políticas Públicas e Agricultura Familiar, a palestra foi ministrada entre os meses de junho e agosto

Publicado em: 04 de setembro de 2023 15h09min / Atualizado em: 05 de setembro de 2023 17h09min

A professora Janete Stoffel, do curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, ministrou palestra intitulada “Fome, Produção de Alimentos de verdade, Políticas Públicas e Agricultura Familiar” entre os meses de junho e agosto. A palestra foi apresentada na plenária estadual do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PR) e em conferências regionais e municipais em quatro municípios da região.

Janete, que é suplente no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PR), foi convidada pelo Escritório Regional de Laranjeiras do Sul da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) para ministrar palestra na Plenária Estadual do CONSEA, realizada no mês de junho em Laranjeiras do Sul. Em seguida, os representantes das regionais da SEAB de Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão convidaram a docente para ministrar a palestra nas conferências regionais daqueles municípios. 

Participaram dos encontros conselheiros municipais, representantes de associações, cooperativas da agricultura familiar, gestores públicos, entre outros. Conforme a docente, “o objetivo dessas conferências é apresentar propostas que possam vir a constituir políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional no país. Os resultados também são úteis no âmbito estadual e municipal”. 


Professora Janete Stoffel durante palestra realizada em Dois Vizinhos-PR.

Sobre a participação nas conferências, Janete relata que “tem sido muito interessante a participação nestes espaços, uma vez que são conferências preparatórias para a plenária final do CONSEA, que acontecerá em Brasília no mês de dezembro. Nesses encontros têm sido discutidos temas que envolvem a participação da sociedade civil, por meio de movimentos organizados, propondo soluções para os problemas da fome, alimentação não saudável, da queda na produção de alimentos de verdade e do reduzido apoio à agricultura familiar/camponesa. Além disso, a participação como palestrante nesses espaços tem sido importante por levar o nome da UFFS para esses municípios e respectivas regiões, interagindo com as comunidades representadas nesses eventos, dialogando e compartilhando conhecimentos”.  


Palestras realizadas
- 15/06 - Plenária Estadual do CONSEA - Paraná em Laranjeiras do Sul-PR.
- 20/07 - Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itapejara D'Oeste-PR.
- 23/08 - Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da SEAB - Pato Branco-PR.
- 24/08 - Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da SEAB - Dois Vizinhos-PR.
- 31/08 - Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da SEAB - Francisco Beltrão-PR. 

 

Galeria de Imagens: