Pesquisa da UFFS investiga o potencial de cultivo de mirtileiro em Laranjeiras do Sul
Os estudos têm como foco o sistema orgânico de produção

Publicado em: 19 de dezembro de 2023 15h12min / Atualizado em: 20 de dezembro de 2023 14h12min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul iniciou, em 2023, o desenvolvimento de pesquisas com mirtileiros. Os experimentos estão implantados no Setor de Horticultura das Áreas Experimentais do Campus e buscam realizar a caracterização agronômica e pós-colheita de mirtileiro da cultivar Biloxi, em sistema orgânico de produção.

Os estudos incluem a avaliação do desenvolvimento agronômico de mirtileiros da cultivar Biloxi sob cultivo em estufa/vasos e em canteiros. Adicionalmente, buscam comparar o desenvolvimento agronômico de mirtileiros sob cultivo em campo (céu aberto/solo) e em estufa (vaso), realizar a caracterização físico-química de frutas de mirtilo em ambos os cenários de cultivo e identificar ao menos uma condição de cultivo de mirtileiro em sistema orgânico de produção adequada para Laranjeiras do Sul.

A professora Cláudia Simone Madruga Lima, coordenadora das pesquisas, enfatiza a importância da caracterização agronômica e da análise físico-química das frutas de mirtilo, destacando que esses processos são essenciais na produção e fornecem informações importantes para otimizar o cultivo, monitorar a qualidade das colheitas e orientar práticas de manejo. As pesquisas buscam realizar análises referentes à fenologia, crescimento, desenvolvimento das plantas, produtividade, incidência de insetos e doenças, e a caracterização físico-química das frutas.

As mudas de mirtileiro utilizadas nos experimentos foram adquiridas de viveiros comerciais. Cláudia comenta que “as análises buscam verificar o desempenho dessa cultivar na região e a possibilidade de cultivo em Laranjeiras do Sul. Até o momento, as pesquisas indicam que o desenvolvimento agronômico das plantas está em conformidade com os relatos da literatura. Esse resultado pode ser interpretado como um indicativo positivo, sugerindo que as técnicas utilizadas estão em concordância com as melhores práticas e contribuem para um desenvolvimento saudável e produtivo das plantas”.

Além da condução dos experimentos, são realizadas reuniões e dias de campo para compartilhar informações sobre a cultura, envolvendo estudantes, professores e produtores da região.

Mirtilo
O mirtilo é uma fruta pequena e arredondada, de cor azul-escura ou roxa, pertencente à família Ericaceae. Também é conhecido como blueberry em inglês. Essa fruta possui sabor adocicado e levemente ácido, além de ser rica em nutrientes e antioxidantes. O mirtilo é nativo de regiões da América do Norte, mas atualmente é cultivado em várias partes do mundo.

Equipe
As pesquisas contam com a colaboração das docentes Cláudia Simone Madruga Lima, Cacea Maggi, Josimeire Leandrini, Manuela Carvalho, da estudante do mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos Elaine Rodrigues dos Santos e de estudantes do curso de graduação em Agronomia.

Galeria de Imagens: