Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável comemora a defesa da sua centésima dissertação
Curso iniciou as atividades em outubro de 2013

Publicado em: 21 de junho de 2023 17h06min / Atualizado em: 22 de junho de 2023 13h06min

Com 9 anos de história, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul comemora a realização da sua centésima defesa de mestrado. 

A pesquisa, desenvolvida pelo mestrando Ricardo Favaretto Antunes buscou compreender a função da agroecologia na efetivação do direito humano à alimentação. A dissertação está vinculada à linha de pesquisa Dinâmicas Socioambientais e teve como orientadora a professora Liria Andrioli e, como coorientador, o docente Joaquim G. da Costa. A banca aconteceu no final do mês de maio. 

Em sua pesquisa, Antunes concluiu que: “a função da agroecologia é tornar o direito humano efetivo e por meio das práticas agroecológicas é possível obter alimentos adequados em quantidade e qualidade, sem comprometer a saúde de quem cultiva, tampouco prejudica a natureza. Nesse sentido, a agroecologia atua em conformidade com a disponibilidade, acesso, adequação, sustentabilidade, aumenta a produtividade, reduz a pobreza rural e melhora a nutrição. Além disso, nota-se que a sua prática está ligada à escolha do campesinato pela preservação da sua saúde, de modo que favorece, ainda, a coesão social e mostra-se resiliente em meio às crises”. 

Atingir a marca de 100 dissertações defendidas é resultado do trabalho e dedicação de diversos docentes, pós-graduandos, egressos e técnicos administrativos do PPGADR, que existe desde outubro de 2013. De acordo com as professoras Josimeire Leandrini e Janete Stoffel, coordenadoras do curso, “chegar ao número 100 representa poder agradecer ao professor Sergio Roberto Martins (Sênior/UFSC), que contribuiu e auxiliou ao longo dos anos, e ao professor Gilmar Franzener, primeiro coordenador do curso, que conduziu a implantação do mestrado”. 

“Agradecemos aos professores que fazem ou fizeram parte do corpo docente do curso pela dedicação, à secretaria do programa e, principalmente, aos estudantes do curso, que confiaram a este mestrado a sua formação na pós-graduação e acreditam na formação interdisciplinar, na agroecologia e no desenvolvimento rural sustentável. A esse coletivo, gratidão, chegamos a 100 dissertações e alcançamos o conceito 4”, complementam.

Para as docentes: “o PPGADR é inovador desde a origem: foi o primeiro mestrado da UFFS a ser ofertado fora do Campus de Chapecó; o primeiro que articulou, em 2012, nos cinco campi: professores, movimentos sociais e entidades para ouvir suas necessidades e desejos; o primeiro a trabalhar com professores multicampi; e o primeiro dentro de um assentamento de reforma agrária que luta pela agroecologia. Dentro de sua biodiversidade de formações, discute agroecologia em suas dimensões: ambiental, em escala, social, política e econômica e desenvolvimento rural sustentável, na busca por um modelo de desenvolvimento que seja includente, sustentado e sustentável”. 

O PPGADR
O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), tem como objetivo formar profissionais de elevada qualificação científica e tecnológica. Pautado nos fundamentos proporcionados pela Agroecologia, como nova área de conhecimento fundamentada na abordagem interdisciplinar, envolve aspectos teóricos, práticos e metodológicos. 

O programa é firmado no tripé que contempla as relações sociais, ambientais e econômicas presentes na produção agrícola da agricultura familiar e camponesa, na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável e apoio à tomada de decisão quanto à formulação e gestão de políticas públicas. A pós-graduação possui como área de concentração a Agroecologia e o Desenvolvimento Rural Sustentável.

Processo Seletivo
O PPGADR está com processo seletivo aberto para ingresso de alunos regulares. São ofertadas até 18 vagas para ingresso de alunos no segundo semestre de 2023. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 28 de junho de 2023, exclusivamente, pelo e-mail ps.ppgadr@uffs.edu.br. Mais informações em bit.ly/MestradoAgroecologia23