Laranjeiras do Sul: Projeto “Educação Musical através do Canto Coral” encerra as atividades de 2015

Publicado em: 15 de dezembro de 2015 07h12min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 12h01min

O projeto de Cultura “Educação Musical através do Canto Coral”, desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul em parceria com a Prefeitura, promoveu, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, os “Concertos de Natal de Canto Coral”. A comunidade regional prestigiou os três dias de apresentações.

Na sexta-feira (11) o Coral da UFFS cantou no Cine Teatro Iguassu, precedido pelo Coral Infantil Anjos de Laranjeiras, também vinculado ao projeto, que apresentou a “Cantata Celebrando Jesus”.

No sábado (12) o palco para o Coral da UFFS foi a sacada da “Casa da Dona Nelsa”, local que já é referência natalina em Laranjeiras do Sul. No domingo (13), no ginásio de esportes Laranjinha, participaram novamente o Coral da UFFS e o Coral Infantil.

A laranjeirense Vanize Beê Boldrini, que sempre busca participar de atividades culturais, comenta: “o Coral está lindíssimo, as apresentações foram fantásticas e nos trouxeram o espírito natalino”.

Claudete Matos, avó de uma das crianças do coral, gostou muito das apresentações. Segundo ela, “valeu todo o empenho em trazer o neto para os ensaios, fiquei muito feliz, é um motivo de orgulho para toda família. A apresentação do coral de adultos também foi muito bonita”, salienta Claudete.

As atividades do Coral tiveram início em 2014 e em 2015 ocorreu a troca da maioria dos cantores, por isso o trabalho teve que ser reiniciado. A maestrina Andreia Fey faz uma avaliação das atividades realizadas em 2015 e relata sua satisfação: “estou contente com o resultado, espero que as apresentações tenham alegrado e que tenham feito diferença na vida das pessoas que assistiram”. Andreia está disposta a continuar o trabalho em 2016, e os interessados em participar devem ficar atentos ao site da UFFS para saber quando as atividades serão retomadas.

De acordo com a estudante Loide Araújo, bolsista do projeto, “o coral ajuda na impostação de voz, não só para cantar, mas auxilia na maneira que conversamos com as pessoas”. Além disso, ela afirma que também tem ajudado a vencer sua timidez.

Para Andreia Pires, outra bolsista do projeto, a participação no coral tem sido uma experiência valiosa: “sempre gostei de cantar e cantava na igreja, mas não tinha noção de técnicas vocais, com a minha participação no projeto e com o auxílio da professora tenho aperfeiçoado e aprendido várias técnicas vocais”.