Laranjeiras do Sul: estudantes de Engenharia de Aquicultura realizam pesquisa na feira do peixe vivo

Publicado em: 09 de abril de 2015 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 12h01min

Na última semana, acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, participaram da Feira do Peixe Vivo realizada no Lago Municipal em Laranjeiras do Sul. Os estudantes aplicaram questionários junto aos produtores e consumidores visando coletar informações sobre a oferta e demanda de pescados durante a feira.

O objetivo da pesquisa é formar um banco de dados a respeito da feira. Foi realizado um levantamento das espécies que são produzidas, o total de produtores que participam de cada edição do evento, as espécies e quantidades comercializadas durante a feira, dentre outros detalhes. Além disso, busca-se identificar a preferência dos consumidores em relação às espécies de peixes ofertados.

Conforme a docente do curso de Engenharia de Aquicultura, Maude Borba, “no ano de 2010, quando a UFFS começou suas atividades em Laranjeiras do Sul, fomos procurados para auxiliar na organização da feira, realizada anualmente na quinta-feira que antecede a Páscoa. Então, a partir de 2011 os estudantes passaram a participar do evento coletando informações e alguns alunos participaram inclusive da despesca dos viveiros nas propriedades dos produtores”.

A docente relata, ainda, que “a pesquisa possibilita uma série levantamentos. Como resultado, já foi possível contribuir para a evolução e melhoria da feira. Observamos nas pesquisas a existência de demanda por parte dos consumidores, passamos essa informação para os produtores, que a partir de 2013, passaram a organizar feiras mensais. Além disso, os dados coletados possibilitaram a produção de material científico que foi apresentado em diversos eventos acadêmicos, inclusive em nível nacional”.

Naiara Melo, estudante de Engenharia de Aquicultura, destaca que “percebemos uma evolução em relação às quantidades vendidas, também identificamos as preferências dos produtores e repassamos isso aos produtores para que possam atender as demandas”. A respeito do envolvimento dos acadêmicos na atividade, a estudante relata que “a participação nas feiras é importante, pois, podemos ter um contato maior com os produtores e conhecer as dificuldades que eles encontram para buscar ajudá-los e orientá-los, visando fortalecer a psicultura como uma atividade econômica que estimula o desenvolvimento da região e agrega renda para as famílias”.