Educação em Movimento no Território Cantuquiriguaçu é temática de programa de extensão e projetos de pesquisa e ensino
Objetivo das ações é promover a integração entre Universidade e comunidade territorial

Publicado em: 11 de abril de 2023 11h04min / Atualizado em: 11 de abril de 2023 17h04min

No final do mês de março aconteceu, na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, o lançamento do  programa de extensão Educação em Movimento no Território Cantuquiriguaçu (EMTC), do grupo de estudos (ensino) e do projeto de pesquisa que levam o mesmo nome do programa.  

O programa de extensão e os projetos de pesquisa e ensino, estão sob a coordenação do professor Vitor de Moraes e contam com a participação de mais de 10 docentes da UFFS, além de acadêmicos de vários cursos e pessoas da comunidade em geral.

O programa de extensão e o projeto de pesquisa Educação em Movimento no Território Cantuquiriguaçu buscam trabalhar a articulação territorial por uma Educação do Campo no Território Cantuquiriguaçu; fomentar a participação política dos movimentos sociais populares nos espaços que visem o desenvolvimento do Território; e a formação em Educação e Educação do Campo para estudantes, docentes e lideranças populares na perspectiva do desenvolvimento integral do Território Cantuquiriguaçu.

O grupo de estudos Educação em Movimento no Território Cantuquiriguaçu terá como tema: Realidade da Educação no Brasil Contemporâneo; rupturas x continuidades; trajetória das transformações estruturais da educação no Brasil.

Conforme relata o coordenador dos projetos, “o grande objetivo, desta forma de fazer ação universitária é, promover a integração entre Universidade e comunidade territorial, de acordo com o perfil popular da UFFS, por meio da formação no grupo de estudo e nas atividades vinculadas ao programa de extensão. O projeto de pesquisa visa apresentar e desvelar a realidade do Território para nele intervir e atuar de forma sistêmica, racional e humana na promoção integral do desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu”. 

Vitor salienta que: “dentre as ações propostas, destaca-se a realização do II Seminário Internacional de Educação - em abril de 2024, a pesquisa e sistematização de dados educacionais, econômicos e sociais do Território Cantuquiriguaçu e a realização de estudos de educação popular, conectando com o atual estado de coisas da educação no Brasil e no Território”.

 

Galeria de Imagens: