Docente e estudantes vinculados ao PIBID colaboram na elaboração de material sobre o bolsa família em línguas indígenas
Material foi produzido nas línguas Kaingang e Guarani Mbya

Publicado em: 10 de maio de 2023 13h05min / Atualizado em: 10 de maio de 2023 14h05min

Acadêmicos dos cursos de Educação do Campo: Ciências da Natureza e de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência (PIBID) da Universidade da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul colaboraram na elaboração de folders orientativos sobre o Bolsa Família produzidos nas línguas Kaingang e Guarani Mbya.

O material foi desenvolvido pela estagiária do Centro de Referência de Assistência Social do Município de Nova Laranjeiras/PR (CRAS), Sandra Regina Liczbinski, com apoio do Governo Municipal de Nova Laranjeiras, Secretaria Municipal de Assistência Social e Ação Comunitária, lideranças da terra indígena Rio das Cobras, além de professor e estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sob a coordenação de área da professora Marciane Maria Mendes.

A proposta para confecção do material se deu ao constatar que várias famílias indígenas se comunicam através da língua materna e apresentam dificuldade na compreensão do português, comprometendo o entendimento sobre os requisitos básicos para a atualização do seu cadastro único no CRAS do município. A partir disso, a Sandra Regina Liczbinski desenvolveu a proposta para elaborar material que facilitassem a comunicação e a compreensão dos requisitos para participação das famílias nos programas sociais.

O material foi elaborado pela estagiária Sandra, com apoio do professor e supervisor do PIBID da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, Cerilio Barbosa de Lima. A tradução do português para a língua Kaingang foi realizada pelos acadêmicos pibidianos Willian Legui Padilha e Jocieli Refy Fidêncio Ferreira, da etnia Kaingang. Já a tradução do material para a língua Guarani Mbya foi realizada pela acadêmica da UFFS Elizabete Florentino e pelo professor Ananias Jexaka Veríssimo.
Os acadêmicos da UFFS realizam as atividades do PIBID no Colégio Estadual Feg-Prag Fernandes, localizado na terra indígena Rio das Cobras, aldeia Campo do Dia, onde o professor Cerilio Barbosa de Lima atua como supervisor do PIBID.

Para o supervisor do PIBID, “foi uma parceria muito interessante e que certamente vai facilitar a comunicação e o entendimento sobre os requisitos para acesso ao Bolsa Família, e é muito gratificante ver os alunos do PIBID envolvidos nessa atividade. Esse material foi impresso e será distribuído entre os indígenas. Além disso, exemplares dos folders também serão enviados para a Funai, em Curitiba, e para o Ministério do Desenvolvimento Social em Brasília”.

Galeria de Imagens: