Curso de Engenharia de Alimentos é parceiro na promoção de curso de “Boas práticas de fabricação e conservação de alimentos na prática”
Iniciativa é da Secretaria de Agricultura de Laranjeiras do Sul

Publicado em: 28 de abril de 2023 15h04min / Atualizado em: 28 de abril de 2023 16h04min

O curso de Engenharia de Alimentos da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul colaborou na promoção do curso de “Boas práticas de fabricação e conservação de alimentos na prática”, promovido por iniciativa da Secretaria de Agricultura de Laranjeiras do Sul.

A capacitação foi realizada na segunda-feira, dia 24 de abril, no novo espaço disponibilizado pela prefeitura: a Cozinha Escola Comunitária. O espaço é um local adequado para realização de cursos de capacitação e geração de renda na área de alimentos, que foi implantado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novos produtos através do estímulo das agroindústrias e microempreendedores no município de Laranjeiras do Sul. A Cozinha Escola Comunitária é um projeto em parceria com o Governo do Estado do Paraná.

O curso teve como objetivo fornecer orientações na prática para manipulação higiênica dos alimentos para a produção de hortaliças congeladas, para capacitar produtores de alimentos de Laranjeiras do Sul. A atividade contou com a participação de produtores de alimentos da Associação de Feirantes de Laranjeiras do Sul (AFELAR) e da Comunidade Santo Antônio de Pádua.

Os temas abordados foram: higienização correta de frutas e hortaliças, importância da qualidade da água, higienização do local de trabalho, preparo dos alimentos com higiene e produção de hortaliças congeladas. O curso foi ministrado pela professora Eduarda Bainy e estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da UFFS, que integram  o projeto de extensão da UFFS “Alimentos Seguros na Cantu”. A capacitação também recebeu o apoio dos técnicos e estagiários de Agronomia da Secretaria Municipal de Agricultura e da AFELAR.

Os participantes produziram hortaliças congeladas, como cenoura fatiada, mix de couve-flor e brócolis, purê de abóbora, purê de batata-doce, temperos e outros produtos, que serão utilizados em um segundo módulo de capacitação. Essa segunda etapa está prevista para ser realizada em maio, a partir de outra parceria, e terá como foco a diversificação da produção, com tortas e pães, utilizando as hortaliças congeladas que foram fabricadas no primeiro módulo.