Confira os trabalhos premiados na V Feira de Ciências da Cantu na UFFS
Mais de 1900 pessoas participaram do evento

Publicado em: 20 de outubro de 2023 15h10min / Atualizado em: 20 de outubro de 2023 17h10min

A V Feira de Ciências da Cantu na UFFS ocorreu na quinta-feira, dia 19, no Campus Laranjeiras do Sul. O evento contou com a participação de aproximadamente 700 apresentadores de trabalhos, incluindo estudantes, professores, técnicos e profissionais vinculados a instituições de ensino fundamental, médio e superior. Além disso, mais de 1200 visitantes prestigiaram a exposição dos trabalhos.

O objetivo da Feira foi promover a divulgação da ciência e a interação entre estudantes, professores, técnicos e profissionais de instituições de ensino da região. O evento contou com a participação de representantes de 50 instituições de ensino de 15 municípios da região. Além disso, a Feira contou com a colaboração de 45 avaliadores e, aproximadamente, 60 pessoas compuseram a equipe organizadora.

Durante a V Feira de Ciências da Cantu na UFFS, foram apresentados 190 experimentos. Os trabalhos foram avaliados por bancas, que pontuaram os seguintes critérios: apresentação, execução do projeto, explicação do fenômeno envolvido (relevância do tema) e criatividade/originalidade.

Os três trabalhos com melhor classificação, dentro de cada categoria, receberam premiação. Além disso, houve a premiação do trabalho destaque do evento, escolhido por votação do público, bem como os prêmios de Inovação, Sustentabilidade e Impacto Regional.

Confira o álbum de fotos do evento.

Trabalhos premiados

Categoria Ensino Fundamental

1º Lugar

Trabalho: Outro mundo é possível: revisitar o passado e transformar o futuro

Instituição: Estadual do Campo Joaquim Nasario Ribeiro - Rio Bonito do Iguaçu-PR

2º Lugar

Trabalho: Horta inteligente: reservatório para a captação de água da chuva e sistema de irrigação ambos automático

Instituição: Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro - Turvo-PR

3º Lugar

Trabalho: Avaliando um sistema de irrigação automatizada na escola

Instituição: Colégio Estadual Olavo Bilac - Efmn e Profissional - Cantagalo-PR

Categoria Ensino Médio

1º Lugar

Trabalho: Bengala e boné ultrassônicos na inclusão para portadores de deficiências visuais

Instituição: Colégio Estadual Ludovica Safraider - Rio Bonito do Iguaçu-PR

2º Lugar

Trabalho: Mini estação de tratamento para águas fluviais

Instituição: Colégio Estadual Laranjeiras do Sul - Laranjeiras do Sul-PR

Trabalho: 18º Ods

Instituição: Colégio Estadual Nestor de Castro - Sulina-PR

Categoria Ensino Superior

1º Lugar

Trabalho: Viabilidade do uso do picão preto para a produção de kombucha e celulose de forma integrada e sustentável

Trabalho: Podcast sociologias tóxicas

Trabalho: Inovação em camadas: a magia da impressão 3d

Instituição: UFFS - Laranjeiras do Sul-PR.

Categoria Ensino Técnico/Profissional

Trabalho: Biopack: embalagens do futuro, agora

Trabalho: Jornal escolar

Instituição: Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck  - Laranjeiras do Sul-PR

Trabalho: Artesanato em eva

Instituição: Amor e Arte - Eva Criativo - Laranjeiras do Sul - PR

Trabalho Destaque (voto popular)

Trabalho: Agrofloresta: sustentabilidade e respeito ao meio ambiente

Instituição: Colégio Estadual do Campo Aprendendo Com a Terra e Com a Vida - Cascavel-PR.

Prêmio Inovação

Instituição: Colégio Estadual Ludovica Safraider - Rio Bonito do Iguaçu-PR.

Prêmio Sustentabilidade

Trabalho: Biopack: embalagens do futuro, agora

Instituição: UFFS - Laranjeiras do Sul-PR.

Prêmio Impacto Regional

Trabalho: Do descarte à arte

Instituição: Colégio Estadual Laranjeiras do Sul - Laranjeiras do Sul-PR.

Realização

A V Feira de Ciências da Cantu na UFFS integra a programação do evento UFFS de Portas Abertas e do XII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (XII SEPE).

O evento conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Chamada CNPq/MCTI Nº 01/2023 - Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Governo Federal.