Campus Laranjeiras do Sul realiza lançamento da primeira edição da Regionem
Primeira edição do periódico conta com seis artigos completos e dois resumos expandidos

Publicado em: 22 de junho de 2023 15h06min / Atualizado em: 23 de junho de 2023 11h06min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul realizou o lançamento da primeira edição da Regionem - Revista Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável. O evento aconteceu no dia 13 de junho.

Com periodicidade semestral, a Regionem tem como objetivo proporcionar um novo espaço de diálogo e interlocução entre pesquisadores que se dedicam aos estudos científicos que contribuem para pensar um desenvolvimento regional sustentável em qualquer realidade brasileira ou latinoamericana a partir de diversas abordagens e contextos.

A revista tem como foco as seguintes temáticas: agricultura familiar e agroecologia; gestão, cooperativismo, agroindústrias, economia solidária e desenvolvimento social e da gestão em políticas públicas; engenharias, tecnologia, inovação e desenvolvimento social; educação e sua relação com desenvolvimento regional; meio ambiente e saúde. Observando esses eixos norteadores, o nome da revista emerge justamente do seu laboratório: a região, sendo utilizado o termo latino “Regionem” por soar em português como um verbo conjugado no modo imperativo. É um convite a “regionar”, ou seja, vivenciar, desenvolver e divulgar a sua região.

A primeira edição da Regionem conta com seis artigos completos e dois resumos expandidos. 

“É com grande alegria e muita satisfação que estamos lançando a primeira Edição da Revista Regionem. Importante destacar que a edição é fruto de um trabalho feito em grupo onde participam avaliadores, editores de seção, secretárias e, logicamente, os autores dos trabalhos publicados. No início esse grupo era pequeno e foi aumentando na medida que os artigos estavam sendo submetidos dentro das suas áreas de conhecimento. O grupo editorial tem trabalhado com muita dedicação, empenho e atenção e responsabilidade para que a edição seja publicada com artigos completos e resumos expandidos científicos de qualidade, assim, o leitor tem, a partir desta primeira edição, conhecimento verídico comprometido com a ‘sua região para o mundo’”, afirma o editor-chefe da revista, o professor Jorge Erick Garcia Parra. 


Na foto o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, prof. Martinho Machado Júnior, e o editor-chefe da Regionem, prof. Jorge Erick Garcia Parra.


Sobre as próximas edições da revista, o docente comenta: “a revista tem uma previsão de publicação duas vezes por ano - em  junho e dezembro. A próxima edição está sendo planejada para dezembro de 2023, e já foi aberta a chamada para submissão de trabalhos. Mesmo assim, temos um grande desafio de publicar uma edição especial, na forma de Dossiê. Estamos trabalhando também para fechar parcerias com diferentes universidades e para ampliar a divulgação da revista, tanto para submissão de artigos científicos, como para consulta de pesquisadores e para os diferentes setores da comunidade em geral”.

O periódico é resultado do trabalho e dedicação de vários docentes, da UFFS e de outras instituições que atuam como editores, conselheiros científicos e membros da comissão editorial. “Agradeço imensamente a todas as pessoas que têm trabalhado, direta ou indiretamente, para a publicação, dentre elas técnicos, professores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e pessoas de diferentes instituições, que trabalharam incondicionalmente para publicação da primeira edição, sendo eles na qualidade de avaliadores (nacionais e internacionais), editores de seção, secretárias e autores. A atuação de todos foi imprescindível para o sucesso da primeira edição”, finaliza o editor-chefe.   


Submissão de trabalhos

A Regionem aceita trabalhos nos seguintes formatos: artigos, notas técnicas, dossiês, entrevistas e resenhas. São aceitos textos em português, espanhol e inglês. A revista está com prazo aberto para submissão de artigos para a sua segunda edição, e o envio dos trabalhos deve ser efetuado até 5 de agosto. A publicação da segunda edição está prevista para dezembro/2023. Também está prevista a publicação de uma edição especial, que deverá ser lançada entre os meses de agosto e setembro/2023. 

Acesse a Regionem no Portal de Periódicos da UFFS e confira as publicações. No mesmo endereço também é possível encontrar as normas para publicação e os prazos para as submissões.