Campus Laranjeiras do Sul inicia implantação de Jardim de Mel
Iniciativa idealizada por técnicos administrativos fornecerá alimentos para abelhas

Publicado em: 07 de dezembro de 2023 11h12min / Atualizado em: 07 de dezembro de 2023 11h12min

Uma iniciativa coordenada por técnicos administrativos da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul pretende implantar no Campus um “Jardim de Mel”. Este espaço foi projetado para abrigar espécies florais que ofereçam pólen, néctar e resinas para as abelhas, materiais estes utilizados para produção de mel, construção do ninho e defesa das colmeias.

O projeto foi idealizado pelo Técnico de Laboratório/Biologia, Diogo José Siqueira, em parceria com o Técnico em Agropecuária, Edimar Tenutti e o docente Alexandre Monkolski. Os três servidores, em diálogo com a Coordenação Adjunta de Laboratórios e a Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais, Assessoria de Infraestrutura e Coordenação Acadêmica do Campus, identificaram espécies vegetais benéficas para a fauna local, especialmente para as necessidades das abelhas, tendo em vista a criação em Apiário (abelhas africanizadas) e Meliponário (abelhas sem ferrão).

Siqueira relata: “o apiário da UFFS foi criado pelo professor Alexandre Monkolski para a disciplina de Apicultura. Já o meliponário encontra-se em fase de implantação. Edimar e eu doamos dois enxames, e estamos planejando novas doações e capturas. Nosso objetivo é construir um meliponário didático, onde acadêmicos e visitantes poderão caminhar por uma trilha dentro da mata e observar as caixas, com as identificações, a movimentação das abelhas e as flores visitadas por elas”.

O Campus conta atualmente com dois pomares didáticos e horta medicinal, além da arborização de áreas de circulação, que já fornecem alimento a polinizadores, e os técnicos frequentemente selecionam sementes de frutíferas nativas para geração de mudas, que são plantadas nas áreas de recuperação e bosques do Campus. A infraestrutura e pessoal da Coordenação de Áreas Experimentais realizam o cultivo e plantio das mudas. Já foram produzidas mudas de grumixama, araçá, pitanga, cereja do rio grande, uvaia, ingá e, mais recentemente, o fruto do sabiá.

“No dia 22 de novembro, realizamos o plantio de diversas estacas de fruto do sabiá (Solanaceae: Iochroma arborescens), uma espécie nativa da Mata Atlântica. Suas flores produzem pólen e muito néctar, atraindo dezenas de espécies de abelhas. Os frutos são comestíveis e atraem diversas aves, como sabiás, saíras e sanhaços. Essas mudas fazem parte do nosso Jardim de Mel, e fornecerão uma variedade de alimentos para as abelhas brasileiras e Apis", acrescenta Siqueira.

 

Galeria de Imagens: