Campus Laranjeiras do Sul é parceiro na realização da 8ª Feira Regional de Economia Solidária e Agroecológica
A Fesa acontecerá no dia 11 de novembro em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 31 de outubro de 2023 18h10min / Atualizado em: 01 de novembro de 2023 15h11min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul é uma das entidades parceiras na realização da 8ª Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (8ª FESA). O evento está agendado para ocorrer no dia 11 de novembro de 2023, das 9h às 16h, na rua Coronel Guilherme de Paula, em frente à Crehnor, em Laranjeiras do Sul. 

Durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de comprar alimentos orgânicos e produtos coloniais, como hortaliças, frutas, artesanatos, panificados, picolés e sucos de frutas nativas, sementes, entre outros. Além da comercialização de alimentos, serão ofertadas diversas oficinas temáticas e atividades culturais, todas gratuitas e abertas ao público. 

Além de contribuir na organização do evento, a UFFS está articulando uma série de atividades durante a FESA, por exemplo: o Programa de Educação Tutorial (PET) - Políticas Públicas e Agroecologia analisará a quantidade e diversidade de produtos comercializados e ofertará diversas oficinas para o público; o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (GPDR) captará a percepção dos consumidores sobre o evento; a equipe do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) será responsável por compreender a percepção dos agricultores sobre o evento e o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-CANTUQUIRIGUAÇU) avaliará a quantidade de sementes e mudas trocadas durante a 8ª FESA. No total, mais de 50 docentes e discentes da UFFS participarão das atividades. 

Entre as oficinas ministradas pelo Grupo PET estão: Autonomia da vida através da arte; Materiais recicláveis; Pintura de rosto; Apresentação do jogo da cooperação;  Soberania e segurança alimentar;  Pintura corporal indígena; Aproveitamento integral de alimentos;  Arte com elementos da natureza. Além disso, o grupo promoverá as seguintes exposições: Mostra de Horticultura e Aquicultura em extensão.

A expectativa é que agricultores de vários municípios da região participem do evento. A Fesa também contará com a presença de agricultores da Rede de Sementes e Agroecologia, que trarão variedades de sementes crioulas, tornando a FESA um local ideal para aqueles que desejam iniciar um plantio ou diversificar sua produção. Será um dia de animação, aprendizado e valorização da agroecologia e agricultura familiar.

Realização
A 8ª FESA recebeu patrocínio da Itaipu binacional e é organizada por um conjunto de entidades da região, como o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Rede Ecovida de Agroecologia, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – Paraná), a Cooperativa de Crédito Crehnor, o Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul (TULS), com apoio da Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul.