Campus Laranjeiras do Sul é contemplado com biodigestor em projeto da Engie
Equipamento produzirá biogás e biofertilizante

Publicado em: 08 de setembro de 2023 10h09min / Atualizado em: 08 de setembro de 2023 16h09min

A Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Laranjeiras do Sul foi contemplada com um biodigestor por meio do voluntariado “Do lixo à energia - Biodigestores nas escolas”, desenvolvido pela Engie. O projeto prevê a instalação de 18 biodigestores, que serão instalados em instituições próximas a empreendimentos ENGIE no Brasil, o que envolve ENGIE, TAG e Jirau, distribuídos nas cinco regiões do país, e o primeiro deles foi instalado na UFFS, na terça-feira, dia 5 de setembro de 2023.

O biodigestor utiliza resíduos orgânicos para gerar biogás e biofertilizante. A cada 1kg de lixo despejado por dia é possível gerar até uma hora de consumo de gás na cozinha. O sistema já está instalado e, entre duas e quatro semanas, deve entrar em operação e iniciar a produção.

Além de diminuir o descarte de resíduos orgânicos, evitando a contaminação do solo e da água, e possibilitar a produção de biogás e do biofertilizante, que poderá ser utilizado na fertilização de áreas verdes, o sistema também impede a liberação de 6 toneladas de gases de efeito estufa anualmente. O sistema é totalmente seguro e, para garantir a saúde dos usuários, o biogás é filtrado antes do uso e o fertilizante líquido é clorado ao sair do sistema.

Biodigestor foi instalado ao lado do RU do Campus.

Conforme relata Adir Flávio Sviderskei, da Engie, “os equipamentos são instalados pela biomovement, autorizada da homebiogás no Brasil, e foram doados pela Abiogás em parceria com Fundação ENGIE. Junto à Energy Assistance France (EAF), organização de voluntários que são colaboradores e ex-colaboradores ENGIE, foi estruturado o voluntariado corporativo chamado “Do Lixo à Energia”, para coordenar o processo educativo, que acompanha os equipamentos. Para nós da equipe voluntariado, esse projeto é uma experiência nova e gratificante, talvez possamos chamar de uma semente a ser plantada em terra fértil, e esperamos produzir bons frutos, disseminando, cada vez mais, a cultura necessária para os cuidados com o nosso planeta. É magnífico atuar na ENGIE, que ambiciona ser líder da transição energética rumo a uma economia de baixo carbono”.

“Dentre os 18 equipamentos que serão distribuídos em todo país, o primeiro foi instalado aqui em nosso Campus e para nós isso é muito importante. Nosso Campus tem como característica o compromisso ambiental. Esse compromisso aparece em todas as ações que o Campus desenvolve, como, por exemplo, o Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, os cursos de graduação em Agronomia, Biologia, Educação do Campo, enfim, cursos que tem justamente essa finalidade: pensar alternativas, modos diferentes de produzir e que nós tenhamos uma relação mais sustentável com o meio ambiente. Eu fico muito feliz que tenhamos essa oportunidade e dizer que vamos trabalhar junto com a professora Cácea para que tenhamos um projeto de muito sucesso”, disse o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Fábio Zeneratti.

Zeneratti comenta ainda: “essa mudança da base energética que nós estamos caminhando é uma mudança cultural e educacional que vai acontecendo paulatinamente. Essa semente que foi plantada aqui vai gerar frutos, pois por aqui passam diversos estudantes na graduação e na pós-graduação, isso vai fomentar pesquisas, o ensino, e cada um que tiver contato com o projeto vai mudar, mudar culturalmente, vai mudar do ponto de vista educacional e profissional. É um projeto que se coaduna essencialmente com o projeto da Universidade. Quero agradecer e parabenizar todos que estão envolvidos e colocar a Direção do Campus à disposição com a estrutura necessária e com o compromisso de dar a sustentação para a execução do projeto”.

Mais informações sobre o uso do biodigestor podem ser obtidas com a coordenadora do projeto na UFFS, professora Cácea Furlan Maggi, vinculada ao grupo de estudos em Horticultura.

Galeria de Imagens: