Campus Laranjeiras do Sul disponibiliza internet nas áreas experimentais
Serviço está disponível no setor de olericultura e plasticultura

Publicado em: 19 de setembro de 2023 09h09min / Atualizado em: 21 de setembro de 2023 09h09min

Desde a última quarta-feira (13), a UFFS Campus Laranjeiras do Sul passou a disponibilizar acesso à internet no setor de olericultura e plasticultura das Áreas Experimentais.

A instalação e configuração dos equipamentos foi realizada pelo técnico de tecnologia da informação Luciano da Silva Lopes, pelo analista de tecnologia da informação Rafael Molina Ferrari e pelos trabalhadores terceirizados Gilberto Ladislau e Laércio de Paula.

A coordenadora acadêmica do Campus, Manuela F. C. S. Pereira, comenta que essa era uma demanda antiga e que as áreas de olericultura e plasticultura são as primeiras contempladas com o serviço. "Estamos possibilitando ao setor a condição de fazer pesquisa com equipamentos de monitoramento de dados de pesquisa. Isso representa um grande avanço”, declarou a coordenadora.

Manuela relata os principais benefícios que o acesso à internet irá proporcionar para os usuários: “o primeiro aspecto é a questão da comunicação e segurança. Anteriormente, enfrentávamos desafios na comunicação, mesmo em situações de emergência ou falta de insumos. Agora, com a internet, podemos nos comunicar facilmente e lidar com essas situações de forma eficaz. O segundo aspecto se refere à possibilidade de utilizarmos as tecnologias informatizadas para fazer coletas de dados em tempo real e o armazenamento em bancos de dados, antes não tínhamos essa condição e isso fazia com que precisássemos de dispositivos mais pesados e até mesmo mais caros. O terceiro aspecto se refere à possibilidade de monitoramento em tempo real. Com a internet, podemos monitorar em tempo real o que está acontecendo nas áreas experimentais, especialmente na área de olericultura e plasticultura, onde a suspensão da irrigação pode ser crítica. Também podemos instalar sensores e receber alertas para resolver problemas imediatamente. A instalação de câmeras de monitoramento nos permite acompanhar as atividades e recuperar imagens quando necessário”.

Foto indica o local de instalação da antena e do access point.

Conforme o analista de TI do Campus, Rafael Molina Ferrarri, “ o acesso à internet possibilita a ativação de dispositivos nas áreas experimentais, tais como atuadores, sensores e sistemas de monitoramento dos experimentos. A velocidade disponibilizada é a mesma que atende as demais áreas do Campus, 100 Mbps. As formas de acesso disponíveis são as mesmas já disponíveis no Campus, recomendamos sempre que possível utilizar as redes UFFS e UFFS-5G, por conter maior nível de segurança na conexão”. 

"Para ativação de equipamentos nas áreas experimentais, recomendamos que sempre utilizem a rede UFFS-Equipamentos, podendo obter o suporte necessário com os servidores da área de TI, na Coordenação Administrativa”, orienta Ferrarri."

Galeria de Imagens: