Campus Laranjeiras do Sul aprimora conexão de internet
Velocidade teve um upgrade de 100Mpbs para 1Gpbs

Publicado em: 25 de outubro de 2023 13h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2023 11h10min

Durante o mês de outubro, a UFFS — Campus Laranjeiras do Sul teve um aprimoramento em sua conectividade com a internet, a velocidade de conexão teve um upgrade de 100Mpbs para 1Gpbs.

Essa melhoria na velocidade de conexão foi resultado dos esforços dos servidores Rafael Molina Ferrari, analista de tecnologia da informação, e Luciano da Silva Lopes, técnico em tecnologia da informação. Os servidores relataram os problemas de conectividade no Campus e solicitaram um upgrade do link de internet para a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As tratativas com a RNP começaram em 2022 e, em 11 de outubro deste ano, o upgrade do link de internet foi efetivado, resultando em uma conexão aprimorada para os usuários e melhores condições de trabalho no Campus.

Rafael Molina Ferrari, analista de tecnologia da informação, explicou: "com a velocidade anterior, estávamos enfrentando saturação e limitações frequentes do nosso link, o que causava lentidão no acesso a sistemas e à internet. Também enfrentamos altas taxas de perda de pacotes, em determinada ocasião, chegou a perder mais de 60%, levando a retransmissões e ainda mais lentidão. Com a nova velocidade, esperamos resolver todos esses problemas relacionados à lentidão e retransmissão."