Alunos de Laranjeiras do Sul vão a locais de comercialização de produtos agroecológicos em Curitiba

Publicado em: 11 de fevereiro de 2014 07h02min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min

Na última quinta-feira (06), cerca de 40 acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas, Interdisciplinar em Educação no Campo - Licenciatura e Agronomia estiveram em Curitiba para visitar experiências de comercialização de produtos agroecológicos na capital paranaense. A atividade está relacionada às disciplinas "Comercialização de Produtos Agropecuários", "Meio Ambiente, Economia e Sociedade" e "Gestão Estratégica", ministradas pelos professores Julian Perez Cassarino e Tiago da Costa, que acompanharam os alunos na visita.

"O objetivo geral foi o de aproximar os acadêmicos de realidades aplicadas dos conceitos agroecologia, comercialização e gestão, no que diz respeito às cadeias de abastecimento de produtos alimentares ecológicos", explica o professor Costa.

Os alunos foram levados à Feira de Produtos Orgânicos de Curitiba, que ocorre todas as quintas-feiras pela manhã na Praça do Japão. Lá são vendidos produtos hortifrúti, semiprocessados e panifícios por agricultores familiares da região metropolitana de Curitiba.

No Mercado Municipal de Orgânicos de Curitiba os alunos puderam verificar a dinâmica de comercialização de diferentes tipos de produtos orgânicos, de origem nacional e internacional, industrializados e até mesmo roupas.

Os alunos visitaram também o Departamento de Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba. Nesse local, os estudantes conheceram projetos do departamento, como o de agricultura urbana e a horta no quintal de casa, assim como o processo de aquisição de produtos agroecológicos da agricultura familiar para a alimentação escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ainda em Pinhais, os acadêmicos visitaram a Central de Abastecimento de Produtos Agroecológicos da Alimentação Escolar (Ceapa), que conta com uma equipe de nutricionistas que coordena a aquisição, o armazenamento e a distribuição dos produtos oriundos da agricultura familiar para as escolas do município.

Os alunos participaram ainda da Reunião do Circuito Sul de Comercialização da Rede Ecovida de Agroecologia. Na ocasião, o representante da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa) apresentou um histórico da própria associação e do Circuito Sul de Comercialização. O Circuito é uma iniciativa dos grupos de agricultores ecológicos ligados à Rede Eco Vida e possui uma dinâmica logística estruturada para movimentação e comercialização de produtos ecológicos nos três estados do sul do Brasil, com foco no abastecimento dos mercados locais e institucionais.

A reunião do Circuito ocorre todos os meses em diferentes locais da região sul do país e reúne representantes dos agricultores que discutem aspectos de organização do circuito e realizam transações entre si, com base na demanda e oferta de produtos ecológicos em suas localidades.

A reunião com a participação dos estudantes ocorreu no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). O presidente do CPRA aproveitou para fazer a apresentação do que é esse centro de referência e oportunizou o espaço para realização de estágios e pesquisas que contribuam com o desenvolvimento da Agroecologia no Estado.

"Um dos objetivos para a disciplina de comercialização era de que os alunos vivenciassem a realidade de diferentes formas de comercialização de produtos agropecuários no âmbito da agricultura familiar ecológica", aponta o professor Cassarino.

No caso da disciplina "Meio ambiente, Economia e Sociedade", o objetivo era "demonstrar formas alternativas de desenvolvimento e de desenho dos sistemas agroalimentares que tenham a sustentabilidade como princípio", complementa o professor Cassarino. Já para a disciplina de "Gestão Estratégica", a visita permitiu aos alunos "visualizar os processos deliberados e emergentes que envolvem a formulação e implementação das estratégias junto às organizações e grupos visitados, e as alternativas estratégicas que cada uma das iniciativas adota em suas atividades", informa o professor Costa.