Alunos de Engenharia de Alimentos de Laranjeiras do Sul visitam produções sustentáveis

Publicado em: 12 de fevereiro de 2014 07h02min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 12h01min

No último domingo (09), alunos da 2ª e 4ª fases do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul foram a Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba, para visitar duas experiências de produção sustentável. A visita está relacionada à disciplina Meio Ambiente, Economia e Sociedade, ministrada pelo professor José Martins dos Santos.

Os acadêmicos visitaram a chácara Laticínio Recanto Verde, de propriedade do casal João e Elke Tanto, e a agroindústria Amanda Marfil Gastronomia Agroecológica, da família Marfil. Ambas produzem e comercializam produtos agroecológicos. A chácara especializou-se na produção sustentável de derivados de leite. Todos os insumos para alimentação dos animais são produzidos no mesmo local ou são comprados em redes de produção agroecológica. "Dessa forma, tem-se uma produção saudável, sem veneno, com qualidade nutricional e risco zero à saúde humana", aponta o professor Santos.

Ali, os alunos puderam verificar o processo de produção, caracterizado como um modelo de produção limpa, com enfoque preventivo e sustentável ambientalmente. Esta modalidade de produção se diferencia significativamente da produção tradicional. Os animais são tratados em um ambiente de total harmonia com a família e as pessoas, evitando o estresse dos bichos e a produtividade forçada, à base de insumos de crescimento.

Já a chácara da família Marfil obedece a mesma sistemática e pressupostos da agroecologia, porém especializou-se na agroindustrialização e comercialização de vários produtos agroecológicos, atendendo aos consumidores da feira ecológica de Curitiba, programas institucionais como a merenda escolar e outras demandas de consumidores conscientes da importância da produção e do consumo sustentável.

A visita técnica buscou "aliar os conhecimentos de sala de aula a uma aplicação prática", explica o professor Santos. Além disso, o contato com experiências de produção sustentável contribui para que os estudantes possam enxergar de outra forma esse tipo de produção. "Com isso, os alunos viram que é possível adotar sistemas de produção sustentável apesar do modelo dominante tradicional", conclui o professor Santos.