Acadêmicos do Campus Laranjeiras do Sul participam da 5ª edição do Parlamento Universitário
Estudantes puderam vivenciar a experiência deputado estadual

Publicado em: 02 de agosto de 2023 15h08min / Atualizado em: 02 de agosto de 2023 20h08min

Entre os dias 20 e 28 de julho, os acadêmicos Pedro Wilson Lopes Amorim e Amanda Aparecida Pretto, do curso de Ciências Econômicas da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, participaram da 5ª edição do projeto Parlamento Universitário (PU), promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). A ação possibilitou aos universitários vivenciar a experiência de ser um deputado estadual e conhecer as práticas legislativas.

O Parlamento Universitário é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná que acontece no mês de julho, durante o recesso das sessões plenárias no legislativo paranaense. O Programa reúne estudantes de Universidades públicas e privadas do Paraná que, durante duas semanas, simulam as atividades desempenhadas pelos deputados estaduais.

O objetivo do Parlamento Universitário é possibilitar aos universitários a oportunidade de conhecer e observar como funcionam as dinâmicas das instituições democráticas. As atividades iniciam com a posse dos deputados e deputadas universitárias, inclusive suplentes, e do governador universitário. Os deputados se organizam em bancadas partidárias, realizam a instalação das comissões temáticas, apresentação e discussão de projetos e votação em plenário das propostas apresentadas pelos participantes do programa. No plenário, as atividades não passam de uma simulação, mas na prática ajudam a entender como funciona o processo legislativo.

O acadêmico Pedro Wilson Lopes Amorim, que atuou como deputado universitário relata: “durante o processo seletivo passamos por um treinamento e eleição interna. Depois disso, levantamos demandas da região e elaboramos dois projetos de lei, um foi sobre agricultura e outro, habitação. Chegando no Parlamento iniciamos as articulações políticas com deputados de outras universidades, com objetivo de reunir o maior número de votos. Nessa articulação, conseguimos 29 deputados e conseguimos a mesa, a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o governo”.

Para Amorim “foi uma experiência maravilhosa. Participar do Parlamento Universitário reacendeu a vontade de participar da política mais ativamente. Além de participar das votações, apresentar e defender os projetos, conheci diversos estudantes de outras instituições e pude conversar com alguns deputados. A experiência me mostrou que a melhor forma para resolver as questões é com o diálogo. Tivemos que realizar articulações e conversar com a oposição e compreendemos que a política não se faz sozinha, você necessita das pessoas. Com certeza é uma experiência que eu vou levar para vida toda, os contatos que eu fiz e o aprendizado que tive, é até difícil descrever essa experiência em palavras”.

A acadêmica Amanda Aparecida Pretto, que atuou como suplente, comenta que ficou muito entusiasmada com a oportunidade de vivenciar a experiência de ser deputada. “Viver o Parlamento Universitário foi, com toda certeza, uma das experiências mais incríveis que já vivenciei, eu vivi momentos que jamais imaginei. Só de passar esses dias na ALEP, sentando na cadeira de deputados e conhecendo entidades importantes para o nosso Estado, é algo que vou levar para minha vida inteira”.

Para Amanda, “levantar demandas da nossa região, desenvolver um Projeto de Lei e ver ele tramitar pela CCJ, fazer emendas, passar por comissões temáticas e depois defendê-lo no Plenário é uma experiência única. Eu não imaginava que o trâmite para uma aprovação era tão criterioso. Aprendi muito nesses dias e convivi com diversas pessoas, todas extremamente capacitadas e preparadas, desde os organizadores do projeto até os demais estudantes que participaram. Se eu tivesse que descrever o Parlamento Universitário em uma palavra, essa com certeza seria aprendizado”.

Galeria de Imagens: