UFFS realiza evento preparatório para o Fórum de Estudos sobre Paulo Freire
Programação no dia 12 terá oficina e mesa-redonda com docentes da Unochapecó e da Unisinos

Publicado em: 02 de março de 2020 12h03min / Atualizado em: 02 de março de 2020 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim promove, no dia 12 de março, um evento preparatório para o XXII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que ocorrerá em maio, também na UFFS.

A programação do evento inclui a oficina “Fundamentos pedagógicos do pensamento de Paulo Freire”, das 15h às 18h, que será ministrada pelo professor Ivo Dikmann (Unochapecó). Depois, às 19h30, ocorre a mesa-redonda “Paulo Freire e as pesquisas em Educação”, ministrada por Danilo Streck (Unisinos). A mesa-redonda servirá também como aula inaugural deste semestre do Mestrado Profissional em Educação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 pelo formulário disponível em https://bit.ly/38ckxbH.

Sobre o fórum

A UFFS – Campus Erechim sediará, em maio, o Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire pela segunda vez. Criado em 1999, o Fórum é um evento itinerante que busca articular os saberes acadêmicos oriundos de diferentes práticas sociais. Ele dá continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul, tendo a obra de Paulo Freire como fonte inspiradora para desenvolver uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social.

O professor Thiago Ingrassia Pereira, responsável pela coordenação do evento e coordenador do Mestrado Profissional em Educação, afirma que a obra de Paulo Freire “segue atual e fonte de reflexões que contribuem para construirmos relações educativas com base no diálogo, na liberdade e no respeito às diferenças”.

- Freire é referência internacionalmente reconhecida e os grandes debates educacionais passam pelo seu pensamento pedagógico. Sediar a XXII edição do Fórum é uma possibilidade da UFFS – Campus Erechim receber pesquisadores e estudiosos da obra do autor e do campo da educação popular. Com a realização do Pré-Fórum, agora em março, iniciamos a preparação do Campus para acolher o evento em maio – pontua o docente.

Mais informações: www.xxiiforumpaulofreire.wixsite.com/uffserechim ou xxiiforumpaulofreire2020@gmail.com.