UFFS promove Encontro de Saúde das Populações do Campo, das Águas e das Florestas

Publicado em: 30 de agosto de 2016 13h08min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 08h01min

Os resultados do trabalho desenvolvido pelo projeto de Extensão da UFFS “Formação dos Movimentos Sociais do Campo, das Águas e da Floresta” poderão ser conferidos nos dias 1º e 2 de setembro durante o Encontro de Saúde das Populações do Campo, das Águas e das Florestas, que acontece no Campus Erechim.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e com financiamento do Ministério da Saúde, tem por objetivo fazer um diagnóstico da situação de acesso das populações atingidas por barragens às políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e capacitá-las para que esse acesso seja facilitado, por meio do envolvimento de lideranças comunitárias e agentes de saúde.

Colaboraram com o levantamento de dados cerca de 800 famílias atingidas por empreendimentos de geração de energia hidrelétricas, residentes em comunidades de 18 municípios dos três estados de atuação da UFFS (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Os resultados desta pesquisa serão socializados durante o evento.

O projeto conta com a participação de nove docentes e 11 acadêmicos bolsistas dos campi Erechim e Cerro Largo (RS) e Laranjeiras do Sul (PR), além de dez coordenadores regionais externos, e tem orçamento de R$ 481.500,00 geridos pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). Os municípios abrangidos pelo projeto são: Alecrim, Aratiba, Crissiumal, Garruchos, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Novo Machado, Porto Mauá, Porto Xavier, Santa Rosa e São Nicolau, no Rio Grande do Sul, Concórdia e Itá, em Santa Catarina, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Planalto e Realeza, no Paraná.

A participação ao público será aberta somente no segundo dia. Os interessados poderão fazer a inscrição no local, no dia 2, e receberão certificação de 8 horas. Confira a programação completa:

1º de setembro – Seminário Nossa Senhora de Fátima

Manhã: a partir das 9h

- Mística de abertura

- Socialização da pesquisa e debate com as famílias pesquisadas

- Relato de famílias pesquisadas

Tarde: a partir das 14h

- Debate de estratégias para a continuidade do trabalho da UFFS com as populações atingidas

2 de setembro – Auditório Bloco A da UFFS

Manhã: a partir das 9h30

- Mística de abertura

- Análise de conjuntura geral com centralidade no tema da saúde.

- Almoço

Tarde: a partir das 14h

- Lançamentos dos dados pesquisados das regiões atingidas e ameaçadas por barragens

- Avaliação do projeto

- Organização de agenda para lançamento das cartilhas nos campi Erechim, Cerro Largo e Laranjeiras do Sul