UFFS - Campus Erechim comemora primeira defesa de dissertação de Mestrado

Publicado em: 15 de outubro de 2015 13h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

A manhã de quinta-feira (15) foi marcada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim pela primeira defesa de dissertação de Mestrado. A estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), Simone Maria Golunski, apresentou o trabalho intitulado “A Avaliação da Atividade de Peroxidases e Lipases em Diferentes Sistemas Reacionais”.

Simone é graduada em Química – Licenciatura, mestra e doutora em Engenharia de Alimentos, e, segundo ela, o Mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental se apresentou como uma possibilidade de complementação na sua formação, uma vez que o mercado de trabalho na área química tem se voltado para a área ambiental. Em sua pesquisa, que seguiu a linha Sustentabilidade dos Agroecossistemas, Simone trabalhou com duas enzimas, Peroxidaze, que é extraída do farelo de soja e do farelo de arroz e Lipase, que é produzida através de torta de canola, avaliando o comportamento de ambas em tratamentos de ultrassom e micro-ondas e potencializando suas atividades para serem usadas posteriormente, tanto em tratamento de fluentes como na degradação de micotoxinas.

A banca foi composta pelas orientadoras Helen Treichel e Gean Delise Leal Pasquali Vargas e pelos professores Clarissa Dalla Rosa (UFFS) e Rogério Marcos Dallago (URI). “A Simone desenvolveu um excelente trabalho na área das Ciências Ambientais, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologia promissora e de potencial aplicação, considerando a sustentabilidade dos agroecossistemas, uma das linhas de pesquisa do PPGCTA”, destacou Helen.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) foi o primeiro instalado no Campus Erechim. Lançado em novembro de 2013, possui duas turmas em andamento e está com processo seletivo aberto para ingresso no primeiro semestre de 2016. “O PPGCTA encontra-se em uma excelente fase, início de defesas e consequentemente início da divulgação dos resultados de nossas pesquisas a toda a comunidade. Entendo que a partir de agora a tendência é a consolidação e o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido. A comunidade regional precisava de cursos de Mestrado públicos, gratuitos e de qualidade, e a UFFS já está apresentando essas oportunidades”, ressaltou Helen, que foi a primeira coordenadora do Programa e atualmente é a coordenadora acadêmica do Campus Erechim.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 23 de outubro.