UFFS – Campus Erechim lança coleção de livros "Educação para as relações étnico-raciais" em parceira com Udesc

Publicado em: 26 de agosto de 2016 13h08min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 07h02min

Foi realizado, na quinta-feira (25), o lançamento da coleção de livros "Educação para as relações étnico-raciais", resultado de pesquisas nas áreas da História, da Educação e da Cultura de sujeitos africanos, afrobrasileiros e indígenas, a partir de uma parceria entre UFFS, UDESC, FNDE e MEC/SECADI. O evento aconteceu no Auditório da FAED/UDESC, em Florianópolis.

O professor da UFFS – Campus Erechim, Fábio Feltrin de Souza, é um dos organizadores da coleção. Segundo ele, “a proposta é colaborar com a implementação das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08, as quais tratam do estabelecimento de diretrizes e bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática 'História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena', visando à superação do racismo e das desigualdades raciais nos estabelecimentos de ensino e na sociedade em geral”.

A coleção é composta por quatro volumes: Volume 1: Estudos Africanos: questões e perspectivas; Volume 2: Histórias Africanas e Afro-Brasileiras: ensino, reflexões e perspectivas (organizados pelos professores Fábio Feltrin de Souza (UFFS) e Claudia Mortari (UDESC); Volume 3: As relações étnico-raciais na sala de aula: propostas pedagógicas (organizado pelos professores Zoraia Aguiar Bittencourt e Fábio Feltrin de Souza (UFFS); e Volume 4: Protagonismo Indígena na História (organizado pelos professores Fábio Feltrin de Souza (UFFS) e Luisa Wittmann (UDESC).

A publicação foi financiada pelo MEC/FNDE/SECADI, como parte do projeto de formação continuada de professores “Educação para as Relações Étnico-Raciais” e do projeto de pesquisa “Por uma historiografia decolonial”, que visou investigar a escrita da História numa chave epistemológica pós-colonial e decolonial, ambos coordenados por Feltrin, para quem a coleção “também sela a parceria entre o Laboratório de Historiografia e Linguagens (UFFS), o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas/NEABI (UFFS/Erechim) e o Laboratório de Estudo Pós-Coloniais e Decoloniais/AYA (UDESC)”.

A coleção também será lançada no dia 19 de outubro, durante a abertura do II Colóquio de História e Linguagens, na UFFS – Campus Chapecó. Ainda estão sendo organizados lançamentos na UFFS – Campus Erechim, na Unicamp e no III Congreso de Estudios Poscoloniales y IV Jornadas de Feminismo Poscolonial, que acontece de 12 a 15 de dezembro em Buenos Aires, na Argentina.