UFFS – Campus Erechim colabora com Circuito de Acessibilidade na Feira Construir 2014

Publicado em: 16 de maio de 2014 13h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 08h01min

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim irão socializar experiências de projetos de extensão durante o Circuito Acadêmico da Feira Construir 2014. Os alunos e professores envolvidos nos projetos participarão diretamente de duas atividades: uma palestra que tem como tema “A Cidade de Erechim” e a criação do Circuito de Acessibilidade, onde os visitantes da Feira poderão experimentar a utilização de passeios públicos acessíveis e com obstáculos.

Conforme a bolsista do projeto de extensão “Programa de Otimização dos Passeios Públicos da cidade de Erechim”, Camila Laurett, serão construídos 50 metros de calçadas pelos quais os visitantes terão a oportunidade de circular. Desses, 25 obedecerão a NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a qual prevê as características que os passeios públicos devem ter para garantir a acessibilidade. O restante será edificado no formato conhecido por boa parte daqueles que utilizam as calçadas cotidianamente: piso irregular, obstáculos, degraus.

Camila explica que os visitantes serão convidados a experimentar o percurso com os olhos vendados, de muletas ou cadeiras de rodas, por exemplo, para que vivenciem as condições de quem tem mobilidade reduzida. “A maioria de nós conhece os passeios ruins, mas nem todo mundo conhece um passeio totalmente adequado. Queremos proporcionar essa experiência para que as pessoas tomem consciência da diferença que isso faz na saúde e na segurança das pessoas”, explica.

O Circuito de Mobilidade é uma iniciativa que conta com a colaboração da prefeitura de Erechim, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim, do curso de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim, e do curso de Design da Faculdade Anglicana de Erechim. Para fechar a atividade, representantes dos cursos envolvidos ministrarão, no sábado (18), às 16h, um workshop sobre o tema Acessibilidade. Representará a UFFS o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Fábio Zampieri.

Palestra

Ainda dentro do Circuito Acadêmico, acontecerão atividades diárias: debates, palestras e workshops. A programação é aberta ao público em geral e iniciou às 20h desta quinta-feira (15), com a palestra “A Cidade de Erechim”, a cargo de bolsistas dos projetos de extensão da UFFS.

Estudantes ligados aos projetos “Erechim para quem quiser ver, discutir e intervir: democratizando o acesso às informações socioambientais da cidade”, “Arquitetura discutida e vivida: experimentações entre o teórico e o real - Grupo Viver AU” e “Patrimônio Material e Imaterial: os cinemas de Erechim” socializaram resultados obtidos com as atividades de extensão.

A Feira

A Feira Construir 2014 acontece de 15 a 18 de maio nos pavilhões do Parque da Accie, em Erechim e é uma realização da prefeitura, Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim (ACCIE), Associação dos Corretores de Imóveis (ACIME), Caixa Econômica Federal e RBS TV.

A Feira abriu quinta-feira (15), às 17h; nesta sexta-feira (16) a Construir funcionará das 16h às 22h; no dia 17, das 10h às 22h; e, no dia 18, das 10 às 18h, quando ocorre o encerramento oficial.