Transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental é tema de debate
Atividade integra ações de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Publicado em: 05 de junho de 2024 11h06min / Atualizado em: 05 de junho de 2024 11h06min

Ocorreu no dia 29 de maio, na UFFS - Campus Erechim, uma atividade integrante de estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). Denominado “Transição educacional: diálogos necessários entre Educação Infantil e Ensino Fundamental”, o debate foi conduzido pela professora Rachel Karpinski, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), que está em período de estágio pós-doutoral no PPGICH sob a supervisão do professor Thiago Ingrassia Pereira. Mais de 150 pessoas participaram do evento.

A professora Rachel publicou recentemente o livro originado de sua tese, intitulado “Pedagogia da transição: diálogos necessários entre Educação Infantil e Ensino Fundamental”, pela Editora Diálogo Freiriano. A partir da convergência temática com a disciplina de Musicalização, Dança e Brincadeiras na Escola, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Erechim, ministrada em 2024/1 pela professora Flávia Burdzinski de Souza, surgiu o interesse de construir um espaço de diálogo vinculado ao programa de extensão Seminário Permanente em Educação Infantil.

Debate ocorreu na noite de 29 de maio, no auditório do Bloco A (Fotos: Acervo pessoal)

Além do conteúdo acadêmico que mobilizou estudantes de Pedagogia, do PPGICH, do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE), além de docentes e gestores da Educação Básica de vários municípios da região, como Aratiba, Itatiba do Sul, Carlos Gomes, Jacutinga, Passo Fundo, Getúlio Vargas, entre outros, a atividade também foi marcada pela coleta de doações para as vítimas das enchentes que assolam boa parte do Rio Grande do Sul. Com foco nas demandas urgentes de bebês e crianças pequenas, as doações foram levadas ao Vale do Paranhana, na encosta da Serra Gaúcha, local de atuação principal do trabalho educacional e assistencial da professora Rachel.

Atividade também serviu para coleta de doações destinadas às crianças atingidas pelas chuvas

Conforme a professora Flávia Burdzinski de Souza, a atividade “abordou um tema muito relevante para a formação das profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, que buscam cada vez mais organizar um currículo que dê continuidade às experiências e consolide o respeito à infância durante os processos de transição vividos pelas crianças”.

- Além disso, o evento também mobilizou acadêmicas e pessoas da comunidade regional para a proteção e acolhimento das crianças do Rio Grande do Sul, com a doação de livros, brinquedos, roupas e materiais de higiene. Isso nos faz lembrar que a academia também é organizada por essa atmosfera da solidariedade e da coletividade que nos constitui como humanos, pois como adultos não podemos esquecer que colaboramos para o cuidado das crianças e dos bebês que recém chegam ao mundo – destaca Flávia.

Rachel publicou recentemente um livro originado de sua tese

O supervisor do estágio de pós-doutorado da palestrante, Thiago Ingrassia Pereira, destaca que “a consolidação da pós-graduação em nosso Campus ocorre, entre outras motivos, pela qualificada relação com a graduação. Assim, atividades como esta são fundamentais à ampliação do repertório dos nossos estudantes, bem como à experiência acadêmica da pós-doutoranda”.