Simpósio encerra com discussão sobre o Ensino de Filosofia no Ensino Médio no Campus Erechim

Publicado em: 19 de julho de 2013 13h07min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

Durante três noites nesta semana, a UFFS – Campus Erechim foi palco de debates sobre o Ensino de Filosofia. A última conferência do I Simpósio sobre o Ensino de Filosofia ocorreu na noite desta quinta-feira (18), com a participação de Wilson José Vieira, professor de Filosofia da rede pública de ensino do Paraná. O tema do diálogo foi “O Ensino de Filosofia e o uso do texto clássico de filosofia: análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio”.

O Simpósio foi promovido pelo curso de Filosofia - Licenciatura da UFFS – Campus Erechim e reuniu professores e estudantes da área com o objetivo de consolidar a discussão sobre o ensino de filosofia e da pesquisa filosófica na UFFS, além de oferecer oportunidade de interação entre a comunidade acadêmica e externa.

A abertura do evento aconteceu na terça-feira (16), com a contribuição da professora Elisete Tomazetti, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela falou sobre “Estágio e Estratégias do Ensino de Filosofia”, trazendo informações sistematizadas ao longo do seu trabalho nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado e como coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM.

Na quarta-feira (17), o tema da conferência foi a “Importância e Possibilidades do Ensino de Filosofia na Escola”, com a professora Carina Tonietto (Faculdade Meridional – IMED/Passo Fundo) e com o professor Cristiano Wendt (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá).